26/04/2024 19:36:44

28/04/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

com tudonahora // elaine rodrigues e sidney tenório

O Grupo Estadual de Combate ao Crime Organizado, o Gecoc, investiga o esquema que movimentou milhões de reais com notas fiscais frias. Agora há pouco, em entrevista coletiva à imprensa, o promotor Alfredo Gaspar de Mendonça contou que mais de 20 municípios participaram das fraudes.

De acordo com o promotor, o esquema foi feito durante décadas e continuava a cada gestão. Ele explicou que a Prefeitura lançava um serviço, como o calçamento de uma rua. A empreiteira emitia uma nota fiscal fria e quem emitia a nota recebia 5% a 7% de comissão, mas a empresa não recebia o valor total, nem fazia a obra.

Alfredo Gaspar de Mendonça explica que já estudou o esquema em duas prefeituras de baixo Índice de Desenvolvimento Humano e que uma delas movimentou R$ 2,2 milhões em notas frias e a outra R$ 1,9 milhão.

Ele ainda contou que as prefeituras envolvidas estão no Agreste e Sertão do Estado e duas estão na Zona da Mata. "Isso serve de alerta para outros órgãos", ressaltou o promotor, explicando a necessidade de investigar e fiscalizar o dinheiro público.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News