23/04/2024 07:33:11

Especial
27/06/2019 15:30:00

Greve dos jornalista prejudica exibição de telejornais das grandes emissoras de Alagoas

Mobilização continua com forte adesão da categoria


Greve dos jornalista prejudica exibição de telejornais das grandes emissoras de Alagoas
Ilustração

Como vem sendo amplamente divulgado, a greve dos jornalistas alagoanos entrou em seu segundo dia. Com ela, grande parte dos profissionais da Comunicação local decidiu por 'cruzar os braços e não dar prosseguimento á produção de conteúdo para os telejornais e demais veículos dos grandes conglomerados do setor no Estado.

 
Tal medida, embora acabe passando despercebida por uma parcela da população, que não consome as notícias produzidas através das redações, acaba por impactar significativamente no resultado do produto levado ao público final.
 
Esta situação pôde ser evidenciada ao longo dos telejornais das afiliadas da Globo, Record e SBT de Maceió, que sofreram com a incapacidade de gerar conteúdo para a sua programação.
 
Houve casos, inclusive, em que um dos telejornais, matutinos, de uma das emissoras tivesse de ser gravado no dia anterior, para que pudesse ir ao ar, o que ocorreu duas vezes seguidas, desde a deflagração do movimentação.
 
Sem profissionais para produzir, ou reportar os acontecimentos  do cotidiano, as emissoras precisaram reproduzir matérias frias, com assuntos que não precisam de uma data específica para ser divulgado.
 
Houve, ainda, situações em que as emissoras acabaram por veicular conteúdo, a exemplo dos festejos juninos de Caruaru-PE, cujo teor foi elaborado e concebido fora de Alagoas, com o intuito de tapar os buracos deixados pela não produção das matérias locais.
 
Esta situação também pôde ser verificada nos sites das empresas na rede mundial de computadores. A ausência dos profissionais na redação acarretou uma diminuição significativa no volume de matérias veiculadas. Em muitos deles, os espaços, assim como nas emissoras de televisão, precisou ser preenchido com conteúdos produzidos por veículos de outras localidades.
 
Vale a ressalva de que, as assessorias de comunicação dos Órgãos Públicos, forças de segurança, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Ministério Público Federal, dentre outros, que são grandes indutores de conteúdo para as redações, também , acabaram por aderir ao movimento, o que interferiu bastante na veiculação de notícias.
 
Melhor Notícia


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News