26/04/2024 13:10:40

Governo
25/06/2019 15:30:00

Portal da Transparência: Cresce o número de acessos à ferramenta de controle social


Portal da Transparência: Cresce o número de acessos à ferramenta de controle social
Ilustração

O cidadão está cada vez mais atento ao trabalho do Governo do Estado, acompanhando e fiscalizando os gastos da Administração Pública. Pioneiro no âmbito estadual, o Portal da Transparência Graciliano Ramos registrou 10.662 novos acessos, somente de 1º janeiro a 31 maio de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior.

A ferramenta, que busca ampliar a transparência da gestão pública e fortalecer a participação social, registrou 116.850 acessos, sendo 57.131 novos usuários.

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destaca que os números mostram uma mudança no comportamento da sociedade, que começa a perceber a importância do engajamento na fiscalização dos gastos e investimentos do Poder Executivo Estadual.

“O aumento no número de interações no Portal da Transparência é muito gratificante para nós, pois mostra que o cidadão cada vez mais procura informações de interesse público, está atento aos programas e políticas públicas do Estado e, esse controle social, é o que permite o efetivo combate à corrupção”.

Quanto às cidades com maiores níveis de acesso, Maceió teve o maior número registrado, 56.325 acessos ao Portal da Transparência. Mas Arapiraca, Fortaleza e Rio de Janeiro também se destacam no ranking.

O Portal da Transparência Graciliano Ramos foi lançado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), em 2015, com dados desde 2007. Além de ser um canal gratuito, o Portal é de fácil acesso e disponibiliza informações sobre os investimentos feitos pelo Estado, a execução financeira dos programas governamentais, com informações atualizadas referentes à arrecadação estadual, bem como àquelas referentes aos gastos realizados pelo governo em compras ou contratação de obras e serviços.

O Portal da Transparência registrou mais acessos a partir dos computadores de mesa, mas o canal pode ser acessado a partir de celulares e tablets, possibilitando que o cidadão tenha acesso às informações de onde estiver. O layout mais intuitivo e a linguagem cidadã também facilitam a busca.

O Portal da Transparência Graciliano Ramos também disponibiliza uma barra de ferramentas que busca oferecer ao usuário uma forma rápida e prática para obter as informações. Além disso, o cidadão também conta com a possibilidade da “busca detalhada”, que oferece ainda mais informações sobre o assunto pesquisado. “O foco é facilitar o acesso dos cidadãos às informações da administração pública estadual”, destaca Maria Clara Bugarim.

Foha de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News