25/04/2024 14:39:25

Saúde
25/06/2019 17:00:00

Cinco drogas e seus efeitos no corpo humano


Cinco drogas e seus efeitos no corpo humano
Ilustração

Seja por diversão ou na tentativa de lidar com algum problema pessoal, as drogas são largamente usadas ao redor do mundo inteiro. Um Relatório Mundial sobre Drogas realizado pela ONU afirma que, em 2016, 5,6% da população mundial consumia drogas ilícitas, entre drogas tidas como “fracas” ou aquelas que assustam qualquer um pela sua fama.

Mas ponderar experimentá-las apenas pela sua reputação pode trazer surpresas no futuro, por isso é importante estar ciente do processo pelo qual o corpo passa ao consumi-las.

MACONHA

Uma das drogas mais famosas, a maconha surgiu na Ásia e se espalhou pelo resto do mundo. A “brisa” causada pelo uso da droga se deve principalmente ao THC, que irá se ligar a receptores específicos do cérebro e que liberarão a dopamina, substância responsável pelas sensações de prazer.

Efeitos da Maconha no Corpo Humano
Efeitos da Maconha no Corpo Humano

Contudo, esse processo não é livre de riscos: há estudos que afirmam que o uso regular da maconha aumenta o risco de depressão e esquizofrenia. Além dos efeitos psicológicos, a droga acelera os batimentos cardíacos e altera os reflexos do usuário.

Mesmo diante desses dados, é importante ressaltar que não existe unanimidade nas opiniões sobre os perigos da droga, e há quem afirme que o uso ocasional de maconha não configuraria um quadro perigoso.

ECSTASY

Outra droga muito usada por jovens, o ecstasy chegou ao Brasil fazendo sucesso em casas noturnas por causar euforia e retardamento do sono, permitindo que o jovem não se canse durante uma festa, fato representado até em músicas tocadas nestas mesmas festas – como a do J Brasil que fala “nunca mais eu vou dormir, que isso? Michael Douglas”, se referindo à substância MDMA, presente no ecstasy.

Essa substância, porém, de acordo com a Revista Panamericana de Salud Pública, por ser ilegal não possui nenhum controle farmacêutico em sua produção, o que significa que ninguém nunca sabe exatamente as substâncias que estão sendo consumidas.

 Efeitos do Ecstasy no Corpo Humano
Efeitos do Ecstasy no Corpo Humano

Caso realmente se obtenha a droga com as substâncias corretas, o usuário está sujeito a insônia, aumento de risco de despersonalização e depressão, tontura, dores musculares. Assim como a maconha, há quem defenda que o consumo da MDMA não pode deixar sequelas.

NICOTINA

Uma das maiores responsáveis do mundo por doenças e mortes, a nicotina não deixa de ser uma droga por ser legalizada.  De acordo com o INCA, ela altera o funcionamento do sistema nervoso causando uma sensação de relaxamento, porém é possível desenvolver tolerância a seu efeito sendo necessárias doses maiores para chegar ao mesmo ponto, o que aumenta o risco do desenvolvimento de doenças.

Efeitos do Tabaco no Corpo Humano
Efeitos do Tabaco no Corpo Humano

Essa substância normalmente é inalada quando fumada no cigarro, juntos eles podem causar câncer de boca, pulmão, laringe, entre outros, doenças pulmonares como bronquite e enfisema e aumentam os riscos de doenças como a tuberculose.

CRACK

Apelidado com esse nome pelo ruído que faz ao ser fumado, o crack era a princípio usado em cachimbos de vidro, no entanto, como a maior parte de usuários de crack do Brasil apresentam um baixo nível socioeconômico, os cachimbos são muitas vezes substituídos por latas de alumínio, o que além dos efeitos da própria droga deixa o usuário sujeito ao aumento do nível de alumínio no sangue, causando problemas no sistema nervoso central, fato retratado pelo artigo Uma visão psiquiátrica sobre o fenômeno do crack na atualidade de Felix Kessler e Flavio Pechansky.

O artigo também afirma que há estudos defendendo que a droga em si não é responsável por muitas mortes, porém o processo envolvendo o tráfico causa diversas fatalidades, também uma pessoa dependente se mostra mais agressiva quando em abstinência.

COCAÍNA

A droga largamente usada por Jordan Belfort, protagonista do filme O Lobo de Wall Street, para suportar as exigências de sua carreira na bolsa de valores, a cocaína é o princípio fundamental para a produção de pedras de crack.

 Efeitos da Cocaína no Corpo Humano
Efeitos da Cocaína no Corpo Humano

Por ser um pó inalado os seus efeitos acontecem com muita velocidade, o principal deles seria a sensação de prazer que em uma pessoa dependente se torna o único tipo de prazer almejado, levando-a a ignorar o sexo, o trabalho, entre outras formas.

Além disso, a droga pode prejudicar o sistema de tomada de decisões e a memória do indivíduo e levar a destruição dos neurônios.

OUTRAS DROGAS

Ainda existem inúmeras outras drogas que são usadas pelas razões mais variadas. Até mesmo as legalizadas podem ter um efeito tão devastador quanto as ilegais, é válido conhecer qualquer substância antes de decidir prova-la.

tratamento da dependência para todas as drogas citadas (exceto a maconha que os dados são conflituosos quanto a causa de dependência) é longo e exige muita determinação do paciente, por isso é interessante procurar outros meios para suprir as carências preenchidas pelas drogas.   



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News