19/04/2024 20:42:36

Brasil
24/06/2019 14:00:00

Parada do Orgulho LGBTQ+ celebra 50 anos das primeiras manifestações de luta pela diversidade sexual


Parada do Orgulho LGBTQ+ celebra 50 anos das primeiras manifestações de luta pela diversidade sexual
Calcula-se em mais de 3 milhões de pessoas na parada

A 23ª edição da Parada do Orgulho LGBTQ+ foi realizada neste domingo (23), na Av. Paulista, em São Paulo. O evento contou com 19 trios elétricos e celebrou os 50 anos das primeiras manifestações de luta pela diversidade sexual. Eram esperadas cerca de 3 milhões de pessoas no evento – ainda não foi divulgado o número oficial que estiveram nas ruas

Gloria Groove, Luisa Sonza, Aretuza Love, Lexa e a ex-Spice Girl Mel C foram algumas das atrações que se apresentaram. O trajeto dos trios iniciou na Av. Paulista, passou pela Rua da Consolação e terminou no Vale do Anhangabaú. A concentração começou por voltadas 10h da manhã. O evento iniciou oficialmente às 11h30, com o primeiro trio com a Drag queen Tchaka.

A atração internacional do ano, a ex-Spice Girl Mel C, subiu no trio às 14h40 e cantou os sucessos do grupo. Também estiveram no evento alguns ícones da comunidade LGBTQ+, como o ator Thammy Miranda, a apresentadora Fernanda Lima, madrinha da Parada deste ano, as atrizes Glamour Garcia e Bruna Linzmeyer, a ex-senadora Marta Suplicy, a drag Salete, a cantora Daniela Mercury e muitos outros.

prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), também esteve na Av. Paulista e falou sobre a importância do evento para a cidade. A prefeitura investiu R$ 1,8 milhão em apoio ao evento. Outras empresas também patrocinaram a Parada LGBTQ+

“Muito além do recurso que a cidade ganha, é mostrar para o Brasil e para o mundo que São Paulo celebra a diversidade e que a cidade de São Paulo quer ser referência a respeito dos direitos humanos”, afirmou Bruno Covas.

Neste ano a parada relembra a Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York (EUA) em junho de 1969. Nas ruas da capital paulista, cobertas com as cores do arco-íris, os manifestantes destacaram a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que equipara a homofobia ao crime de racismo.

“Escolhemos o tema e discutimos o assunto com a militância, ao longo de 3 meses, porque é um marco da história do movimento”, afirmou Renato Viterbo, vice-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, entidade organizadora da manifestação.

Jovem Pan



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News