26/04/2024 05:54:37

Religião
21/06/2019 08:30:00

Milhares de fieis participam da solenidade de Corpus Christi


Milhares de fieis participam da solenidade de Corpus Christi
Corpus Christi

Milhares de fiéis, católicos, participaram nesta quinta-feira, dia 20, da procissão em virtude da Solenidade de Corpus Christi, que este ano teve como tema “A Eucaristia nos impulsiona à missão”, pelas ruas do Centro da capital alagoana.

O cortejo teve inicio na Catedral Metropolitana de Maceió, por volta das 16h, e em seguida, os fieis seguiram com destino ao estacionamento do Jaraguá, onde será realizada a Celebração da santa missa, presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz.

A solenidade iniciou no dia 17, com o Tríduo Eucarístico na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

As ruas em que os fiéis irão passar durante o trajeto da procissão foram pintadas por mais de mil jovens, integrantes de grupos ligados a Arquidiocese. Eles usaram cal, pós de serra e pó de café para decorar as ruas.

Questionada sobre a importância desta solenidade para os fieis, a jovem Vitória Bezerra, de 19 anos, contou que estes momentos são marcantes para os católicos e que a partir deles é possível fortificar ainda mais a fé.

“Esse momento é importante para todos nós cristãos. É preciso que a gente vivencie momentos como esse, para que de fato a nossa caminhada seja completa e, não seja uma caminhada apenas de dentro da igreja, mas, que seja fora também, que vá as ruas e que a gente vivencie de fato tudo que a igreja proporciona e todos os momentos. Que por mais pequenos que sejam eles significam muito tem grande importância”, destacou a jovem.

Para Vitória, esta solenidade representa a celebração do corpo de Cristo e lhe faz lembrar os sacrifícios que foram oferecidos por Ele para lhe salvar. Além disso, a jovem explicou que este é um momento de extrema gratidão por tudo que Cristo tem feito por meio de seus ensinamentos.

Segundo Douglas de Maria, de 27 anos, a igreja achou necessário colocar um dia para que os fieis pudessem comemorar e celebrar com mais profundidade esse mistério do corpo de Cristo.

“Corpo de Cristo esse que é acessível a nós, que se dá como alimento para nós, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus que se fez carne, se fez homem e se igualou a nós em tudo, exceto no pecado, e se dá na eucaristia para nos sustentar. Por isso, este momento é tão importante para nós”, esclareceu Douglas.

“Nós preparamos os tapetes porque sabemos que é o próprio Cristo que vai passar. Ele que vai no Santíssimo Sacramento do altar, Jesus vai passar pelas ruas  e a gente prepara tudo com muito zelo, para simbolizar o nosso decoro e cuidado pelas coisas de Deus”, disse Douglas, que completou “a gente prepara tudo isso para que consigamos transmitir amo à Jesus por meio da nossa arte e possamos realmente dar algo digno a Cristo”.

   

Douglas de Maria contou que ao participar deste momento, ele consegue reparar o quanto a igreja se une para celebrar esses momentos. Além disso, ele revela que se sente que estão inseridos no corpo de Cristo.

“Eu percebo nesta solenidade que nós como igreja estamos inseridos no corpo de Cristo, nós comungamos Jesus durante as missas e podemos aqui perceber, que apesar das diferenças, nós somos um só. Somos membros do mesmo corpo. Isso gera amor e unidade”, concluiu.

Veja vídeos: 

 
Cada Minuto


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News