29/03/2024 07:45:04

Internacional
21/06/2019 15:00:00

Boris Johnson e Jeremy Hunt vão disputar cargo de primeiro-ministro

Filiados do Partido Conservador vão decidir, em julho, quem será o próximo líder do Reino Unido.


Boris Johnson e Jeremy Hunt vão disputar cargo de primeiro-ministro
Candidato inglês

Boris Johnson e Jeremy Hunt vão disputar, em julho, a liderança do Partido Conservador e o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.

Os dois passaram pelas votações primárias entre os parlamentares do Partido Conservador.

próximo passo será uma eleição entre os filiados do partido.

Jeremy Hunt, que vai concorrer a primeiro-ministro em uma eleição só com filiados do Partido Conservador do Reino Unido — Foto: Henry Nicholls/ReutersJeremy Hunt, que vai concorrer a primeiro-ministro em uma eleição só com filiados do Partido Conservador do Reino Unido — Foto: Henry Nicholls/Reuters

Jeremy Hunt, que vai concorrer a primeiro-ministro em uma eleição só com filiados do Partido Conservador do Reino Unido — Foto: Henry Nicholls/Reuters

Johnson, que foi prefeito de Londres e ministro de Relações Exteriores, é o favorito. Ele teve o voto de 160 deputados, de um total de 313.

Hunt, o atual ministro de Relações Exteriores, foi escolhido por 77.

Michael Gove, ministro do Meio Ambiente, foi eliminado na última rodada de votação.

Partido Conservador é mais branco, mais velho e mais masculino que a população do país

Johnson também é favorito pelo perfil dos filiados do Partido Conservador, de acordo com o “The New York Times”: mais velho, mais branco e mais masculino que a população do Reino Unido em geral.

Além disso, ele já afirmou que pretende levar adiante o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, mesmo sem um acordo com os europeus.

De acordo com os rumores do Parlamento, Hunt seria o candidato que Johnson desejava enfrentar na última etapa da escolha do líder, e recebeu votos para que o terceiro, Gove, fosse eliminado.

Escolhido terá que negociar o Brexit

Hunt e Johnson foram escolhidos depois de rodadas de votações só entre parlamentares do Partido Conservador.

Agora, eles se enfrentarão em uma eleição para todos os filiados do partido –mesmo aqueles que não têm cargo eletivo.

O vencedor será o líder e também o primeiro-ministro e terá que negociar o Brexit, que já passou por dois adiamentos de sua data inicial. O Reino Unido deve deixar a União Europeia em 31 de outubro.

G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News