20/04/2024 06:45:59

Cidades
19/06/2019 17:30:00

Arapiraca: profissionais da saúde recebem capacitação sobre Gripe Influenza


Arapiraca: profissionais da saúde recebem capacitação sobre Gripe Influenza
Ilustração

Com o objetivo de alertar sobre os sintomas da Gripe Influenza – H1N1, atendimentos de possíveis casos e modos de prevenção para a não proliferação da doença, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, por meio da Secretaria da Saúde, realizou uma capacitação, voltada aos profissionais da saúde da Atenção Básica dos hospitais da cidade.

A ideia é sensibilizar os profissionais sobre a importância de redobrar a atenção aos sinais dessas doenças, revisando condutas e relembrando as normas dos protocolos do Ministério da Saúde para médicos e enfermeiros que atuarão como referência e multiplicadores do conhecimento nos Núcleos e Bases Regionais de Saúde.

Durante a capacitação também foi abordado os sintomas e cuidados necessários para o diagnóstico correto da dengue, zika e chikungunya, devido ao número expressivo de casos confirmados em todo o Estado.

Na oportunidade, o infectologista, Dr. Celso Tavares, esclareceu aos profissionais sobre a importância de redobrar a atenção aos sinais da Influenza, revisando condutas e os cuidados necessários. “Os profissionais de saúde precisam ter atenção redobrada com pacientes que manifestam sintomas de gripe e fazem parte desse grupo de pessoas mais suscetíveis por isso a importância das capacitações”, declarou o palestrante.

“O seminário foi programado para orientar os profissionais com informações atualizadas sobre o manejo clínico de pacientes com suspeita de H1N1, que são preocupação do Município. É importante eles estarem totalmente aptos para quando receberam algum caso e passarem um diagnóstico mais preciso”, informou Adriana Duarte, coordenadora de Imunização.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e apresenta elevada transmissibilidade. Como é um vírus de comportamento sazonal, registra aumento dos casos em períodos climáticos mais frios. Os grupos de maior risco para complicações graves pela H1N1 são: gestantes, idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas que apresentam condições como pneumopatias (incluindo asma), cardiovasculopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento que possam comprometer a função respiratória, imunossupressão, nefropatias e hematopatias.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos da gripe comum e podem incluir febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios, fadiga, diarreia e vômito. Entre os cuidados para evitar a doença estão a lavagem frequente das mãos, principalmente antes de tocar olhos, nariz e boca; manter locais arejados; cobrir a boca ao tossir ou espirrar; e evitar aglomerações. Em caso de gripe ou resfriado, o paciente deve fazer repouso, manter o corpo hidratado e, se necessário, buscar atendimento médico.

Correio dos Municipios



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News