19/04/2024 13:05:10

Trabalho
19/06/2019 17:00:00

Exército lança edital para formação de oficiais e capelães


Exército lança edital para formação de oficiais e capelães
Ilustração
A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador, e a Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro, publicaram novo edital de seleção no Diário Oficial da União, desta terça-feira (18/6). O objetivo é a admissão para matrícula no curso de formação de oficiais e no curso de formação de capelães militares em 2020.
 
 
São, ao todo, 23 vagas, sendo 16 para EsFCEx, nas áreas de administração, ciências contábeis, comunicação social, direito, informática, magistério matemática e magistério português. Outras quatro vagas são para EsSEx, nas áreas de enfermagem e veterinária. As demais três oportunidades são para padre e pastor. O edital reserva 20% das vagas a candidatos negros. 
 
As inscrições estarão abertas de 19 de junho a 2 de agosto. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120. Pode pedir isenção da taxa quem é doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, quem constar do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, ou quem é membro de família de baixa renda. 
 
Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; ter, no mínimo, 1,60m de altura, se homem, ou 1,55m se mulher. Candidatos a oficial devem ter idade de, no máximo, 36 anos, completados até 31 de dezembro de 2020 e quem concorrer a capelão deve ter no mínimo 30 anos e no máximo 40 anos, completados até a data do término do curso. 
 
A seleção será composta por exame intelectual (em 15 de setembro), verificação documental preliminar, prova de títulos, exame de aptidão física, inspeção de saúde, avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para a matrícula. 
 
O exame intelectual será composto por 70 itens, distribuídos em duas partes: prova de conhecimentos gerais contendo 30 itens objetivos, num valor de 10 pontos, sendo 14 itens de língua portuguesa, oito de história do Brasil, oito de geografia do Brasil; e prova de conhecimentos específicos, contendo 40 itens objetivos e também com valor total de 10 pontos. Já o teste físico será composto por corrida de 12 minutos, flexão e braços e abdominal supra. 

O curso 

O curso tem duração de 37 semanas. O candidato, ao ser matriculado no CFO/QC, será designado, para efeitos administrativos, primeiro-tenente (de acordo com a tabela de soldos das Forças Armadas, atualmente o posto recebe 8.245). Ao concluir o curso, o primeiro-tenente será designado para servir em organizações militares localizadas em qualquer região do País, para atender às necessidades do serviço. 
 
Já para capelães o curso também terá 37 semanas, mas será dividido em três períodos: Instrução Militar Geral, realizado na EsFCEx em Salvador; e Período de Observação, dividido em duas fases, sendo uma na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ, e outra na Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações-MG.
 
Confira mais informações do edital. 
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News