25/04/2024 02:50:29

Alagoas
18/06/2019 08:10:00

18 de junho, terça-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


18 de junho, terça-feira
Plenário do Senado

Comissão da Câmara começará a discutir o parecer do relator da reforma da Previdência. Senado deve decidir se aceita ou rejeita o decreto das armas de Bolsonaro. STJ decide se os acusados da tragédia na boate Kiss vão a júri popular. Nos EUA, Trump lança candidatura à reeleição. Entenda o que o Irã pode fazer se deixar o acordo nuclear. A seleção feminina precisa de um empate com a Itália para continuar na Copa do Mundo. E a masculina enfrenta a Venezuela na 2ª partida da Copa América.

Reforma da Previdência

A comissão especial da Câmara responsável por analisar a reforma da Previdência começará a discutir o parecer do relator, Samuel Moreira (PSDB-SP). O relatório foi apresentado na semana passada e modifica trechos da proposta enviada pelo governo Jair Bolsonaro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), articula a votação da proposta na comissão para o próximo dia 25.

Saiba como será a sessão e os próximos passos.

  • Blog da Andréia Sadi: Doria e Maia discutem como incluir estados e municípios na reforma da Previdência

Decreto das armas

 
Senadores reunidos no plenário — Foto: Marcos Oliveira / Agência SenadoSenadores reunidos no plenário — Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

Senadores reunidos no plenário — Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

O plenário do Senado analisará o parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que tem como objetivo suspender o decreto do presidente Jair Bolsonaro que facilitou o porte de armas. O parecer é o primeiro item da pauta de votações. Se aprovado, será enviado para a Câmara dos Deputados. Se for rejeitado, propostas que visam suspender o decreto serão arquivadas. Enquanto o Congresso não concluir a análise sobre o tema, as regras do decreto continuam valendo.

Lista tríplice

Integrantes da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) votam para escolher a lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República. Desde 2003, a lista da ANPR é observada pelos presidentes para escolha do procurador-geral. O presidente da República, porém, não é obrigado a respeitar. São dez os candidatos inscritos. Raquel Dodge, cuja mandato termina em setembro, poderia ser reconduzida por mais dois anos, mas ela não quis participar da eleição da listra tríplice. Ela deixara a cadeira em setembro, a não ser Em 2017, ela foi escolhida por Michel Temer após ser a segunda mais votada na lista da ANPR.

Boate Kiss

Pintura na fachada da antiga Boate Kiss, em Santa Maria — Foto: Flávio Silva / Divulgação / AVTSMPintura na fachada da antiga Boate Kiss, em Santa Maria — Foto: Flávio Silva / Divulgação / AVTSM

Pintura na fachada da antiga Boate Kiss, em Santa Maria — Foto: Flávio Silva / Divulgação / AVTSM

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidirá nesta terça-feira se quatro acusados no caso da boate Kiss irão a júri popular, no qual a condenação ou absolvição é determinada por cidadãos. A tragédia ocorreu em janeiro de 2013 na cidade de Santa Maria (RS) e deixou 242 mortos e 636 feridos, a maioria jovens universitários que estavam em uma festa na boate.

Eleição nos EUA

 
Donald Trump — Foto: Kevin Lamarque / ReutersDonald Trump — Foto: Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump — Foto: Kevin Lamarque / Reuter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lança oficialmente hoje sua campanha pela reeleição em um comício na cidade de Orlando, na Flórida. O estado, tradicionalmente um reduto republicano, tem 29 assentos no colégio eleitoral e foi importante para garantir a vitória do bilionário nas eleições de 2016.

Irã e o acordo nuclear

 
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, em visita à usina nuclear em Bushehr — Foto: Iranian Presidency Office / Mohammad Berno / AP PhotoO presidente do Irã, Hassan Rouhani, em visita à usina nuclear em Bushehr — Foto: Iranian Presidency Office / Mohammad Berno / AP Photo

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, em visita à usina nuclear em Bushehr — Foto: Iranian Presidency Office / Mohammad Berno / AP Photo

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urâniodeterminado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio. O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa melhore os termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio. Veja em que situação está o programa e o que país pode fazer se sair de acordo nuclear.

Copa do Mundo Feminina de Futebol

 
Marta vai enfrentar a Itália — Foto: Jean-Paul Pelissier / ReutersMarta vai enfrentar a Itália — Foto: Jean-Paul Pelissier / Reuters

Marta vai enfrentar a Itália — Foto: Jean-Paul Pelissier / Reuters

Como já era de se esperar, Marta vai para o jogo contra a Itália nesta terça, às 16 horas. Depois de atuar 45 minutos na derrota para a Austrália, a craque brasileira começará novamente no último jogo do Grupo C da Copa do Mundo. Um empate classifica a Seleção para as oitavas de final, mas uma derrota também pode servir.

Copa América

Seleção Brasileira faz último treino antes de enfrentar a Venezuela pela Copa América
Jornal Nacional
 
Seleção Brasileira faz último treino antes de enfrentar a Venezuela pela Copa América

Seleção Brasileira faz último treino antes de enfrentar a Venezuela pela Copa América

Debaixo de muita chuva em Salvador, a Seleção Brasileira finalizou os preparativos para a segunda rodada da fase de grupos. Esta noite, a partir das 21h30, o Brasil enfrentará a Venezuela na Fonte Nova. O técnico Tite confirmou apenas uma mudança em relação à escalação da estreia: recuperado de lesão, Arthur entra, e Fernandinho vai para o banco de reservas.

Aeroporto Santos Dumont

 
Aeroporto Santos Dumont — Foto: Divulgação / InfraeroAeroporto Santos Dumont — Foto: Divulgação / Infraero

Aeroporto Santos Dumont — Foto: Divulgação / Infraero

A Infraero anunciou na noite de ontem uma reforma de um mês na pista principal do aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, entre 12 de agosto e 12 de setembro. A obra vai diminuir o número de assentos ofertados nos voos com destino ou origem no aeroporto, entre os quais a ponte aérea com o aeroporto de Congonhas - a rota mais movimentada do país.

Durante o período de obras, apenas a pista auxiliar será utilizada. Ela tem 1.260 metros, enquanto a pista principal tem 1.323 metros. Latam e Gol serão as mais impactadas.

'Mineiro' e 'Pretinho'

'Levei ele para casa e hoje é como se fosse uma medalhinha de ouro que eu levei para mim', afirmou Mineiro sobre o cão Pretinho — Foto: Cristina Boeckel / G1'Levei ele para casa e hoje é como se fosse uma medalhinha de ouro que eu levei para mim', afirmou Mineiro sobre o cão Pretinho — Foto: Cristina Boeckel / G1

'Levei ele para casa e hoje é como se fosse uma medalhinha de ouro que eu levei para mim', afirmou Mineiro sobre o cão Pretinho — Foto: Cristina Boeckel / G1

Gari e cão uniformizados fazem sucesso na limpeza de ruas da Zona Oeste do Rio. Mineiro varre ruas do bairro de Campo Grande acompanhado de Pretinho, um vira-lata que usa uniforme da Comlurb e cordão dourado iguais aos do dono. Imagem dos dois viralizou na internet.

Música

Capa de 'Madame X', de Madonna' — Foto: DivulgaçãoCapa de 'Madame X', de Madonna' — Foto: Divulgação

Capa de 'Madame X', de Madonna' — Foto: Divulgação

"Madame X", 14º disco de Madonna, não se destacou nas paradas de streaming desde o lançamento na última sexta-feira (14). A única faixa do álbum que entrou no top 200 global do Spotify foi "Faz gostoso", parceria com Anitta. Veja vídeo com comentários e texto com análise do álbum.

Onda gospel

The Send, evento missionário  — Foto: DivulgaçãoThe Send, evento missionário  — Foto: Divulgação

The Send, evento missionário — Foto: Divulgação

Em 8 de fevereiro de 2020 o Estádio do Morumbi, em São Paulo, deve ser invadido por uma onda gospel: 80 mil pessoas em busca do avivamento prometido pelo evento “The Send”. Conheça o coletivo de missionários que deve atrair 80 mil 'webcrentes'.

  • Banda de rap gospel, Ao Cubo quer atingir todos os públicos na Marcha para Jesus em São Paulo

Curtas e Rápidas:

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News