21/08/2019 11:03:03

Meio Ambiente
18/06/2019 09:30:00

Poluição de rios que deságuam na lagoa pode ter causado mortandade de peixes


Poluição de rios que deságuam na lagoa pode ter causado mortandade de peixes
Ilustração

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) já tem uma suspeita do que pode ter causado a mortandade de peixes na Lagoa Maguaba, em Marechal Deodoro, registrada em fotos e vídeos por banhistas neste domingo (17). A poluição de rios que alimentam as lagoas pode ter matado os peixes, mas outros fatores também serão investigados.

De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, Ricardo César Oliveira, esse é um dos fatores que podem ter causado o problema, mas as coletas, colhidas na manhã de hoje, poderão apontar outras causas.

“Eu acredito que a poluição de rios possa ser uma das causas, mas também há a suspeita de um acúmulo de fatores. Nos casos desses rios, há dois, o Paraíba e o Mundaú, que são considerados principais. Eles nascem em Pernambuco, onde choveu muito na semana passada, o que pode ter aumentado o volume d’água e levantado sedimentos dos fundos desses rios e da própria lagoa, contribuindo com o processo”, explicou.

Ricardo explicou que isso pode ter causado a queda dos níveis de oxigênio da água, o que provocou a morte dos peixes.

 
Foto: Bruno Protásio / TV Pajuçara

Coletas

Na manhã desta segunda-feira, técnicos do IMA, militares do Batalhão de Polícia Ambiental e representantes de uma colônia de pescadores, realizaram uma fiscalização onde coletaram água e peixes mortos em diversos locais da lagoa o que poderá responder às dúvidas sobre as causas do fenômeno. O laudo dessas amostras deverá ser apresentado em uma semana.



Enquete
Dos nomes abaixo qual você escolheria votar para Prefeito?
Total de votos: 402
Google News