19/04/2024 08:03:38

Governo
17/06/2019 14:30:00

Estado vai iniciar processo de concessão do Matadouro de Viçosa, diz Renan Filho


Estado vai iniciar processo de concessão do Matadouro de Viçosa, diz Renan Filho
Governador visita obras do Matadouro
Texto de Petrônio Viana

O novo Matadouro Regional de Viçosa, na região do Vale do Paraíba, deverá ser concluído em 60 dias. Nesta sexta-feira (14), as obras receberam a visita do governador Renan Filho, do prefeito Davi Brandão, do secretário executivo da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Henrique Soares, e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida.

Segundo Renan Filho, o Governo de Alagoas deve iniciar os procedimentos para concessão da unidade à iniciativa privada. “Estão faltando agora mais 60, 70 dias de obra. Nós vamos deixá-la no ponto da concessão e publicar um edital chamando a iniciativa privada para administrar o matadouro de Viçosa. Isso vai fortalecer a pecuária de toda essa região e do Estado de Alagoas por consequência, uma vez que essa é uma das regiões mais fortes nessa atividade”, explicou o governador.

Quando estiver em funcionamento, o Matadouro Regional vai atender todas as normas ambientais, de vigilância sanitária e segurança dos trabalhadores e deverá atender à demanda de pelo menos nove municípios da região com o abate diário de 150 animais.

 Márcio Ferreira

“Serão beneficiados nove municípios prioritariamente, mas com certeza muitos outros. Quando vem um operador privado, ele tem o interesse de abater aqui animais de qualquer região. Temos outros 15 municípios numa região muito próxima e eu acho que um número ainda maior será influenciado com a entrega desse matadouro. O Estado já pagou 95% do contrato e nesses próximos 60 dias a gente entrega a obra finalizada a ponto de concessão. O privado é quem vai instalar câmaras frias, verificar qual a sistemática que ele vai utilizar, porque cada empresa conhece seu processo produtivo”, lembrou o governador.

Segundo Renan Filho, o Governo do Estado investiu na obra R$ 9,6 milhões, em recursos próprios. O Matadouro Regional de Viçosa está instalado em uma área de 2.300 m² e conta com currais, salas administrativas, bloco de abate, sala de necropsia, pocilga, lagoas de tratamento e depósito para cascos e chifres. O novo espaço vai atender todos os requisitos exigidos pelas legislações federal e estadual e oferecer um ambiente adequado para o abate de bovinos, caprinos e suínos.

 Márcio Ferreira

De acordo com o governador, a abertura do matadouro dará um novo fôlego à economia do município, aumentando significativamente o fluxo de mercadorias no município e gerando empregos diretos e indiretos. “Uma obra dessas funcionando vai gerar cerca de 150 empregos diretos, além de induzir o desenvolvimento econômico da região inteira pelo fortalecimento da pecuária, observou Renan Filho.

Agência Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News