26/04/2024 14:29:05

Saúde
16/06/2019 08:40:00

Protocolo mantém paciente aquecido em cirurgia e reduz risco de complicações


Protocolo mantém paciente aquecido em cirurgia e reduz risco de complicações
Cirurgiões da Santa Casa

A Santa Casa de Maceió adotou um protocolo para reduzir o risco de hipotermia em pacientes no centro cirúrgico. O motivo é simples. Uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece que a temperatura em salas cirúrgicas deva permanecer entre 18°C e 22°C como forma de prevenir a proliferação de agentes infeciosos no ambiente.

O problema é que a esta temperatura o paciente pode entrar em hipotermia, ou seja, num quadro onde o corpo dissipa mais calor do que produz internamente. Esse esforço para equalizar a temperatura pode gerar uma série de complicações indesejáveis para o paciente cirúrgico (veja mais no quadro), que podem levar até mesmo a óbito.

Fonte de corrente de ar que aquece a manta térmica

E qual a principal ferramenta do Protocolo para Profilaxia de Hipotermia no Intraoperatório de Pacientes Cirúrgicos? Resposta: a manta térmica.

Segundo explica o anestesiologista Giulliano Peixoto Gonçalves, a manta térmica é um colchão de alta resistência interligado, por meio de dutos, a um equipamento que gera uma corrente de ar aquecido adequada a cada paciente e de acordo com a temperatura ambiente.

Além de acompanhar o processo de sedação e o quadro clínico do paciente durante a cirurgia, cabe ao anestesiologista verificar a temperatura do paciente e regular o equipamento.

“O paciente que não utiliza a manta térmica perde 1°C nos primeiros 40 minutos de cirurgia”, alertou Giulliano Peixoto.

A ausência do equipamento pode aumentar os custos com internação (pelo risco de eventos adversos e internação prolongada), pode exigir mais transfusão de sangue (devido a problemas de coagulação) e até exigir exames laboratoriais adicionais.

A manta térmica é indicada, por lei, para pacientes cirúrgicos idosos e pediátricos e em procedimentos que durem mais de uma hora. Na Santa Casa, o recurso é usado por pacientes de convênio, particulares e do Sistema Único de Saúde.

TNH1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News