28/03/2024 23:04:40

Alagoas
13/06/2019 10:30:00

Deputada relata ser portadora de fibromialgia e pede apoio aos parlamentares

Flávia Cavalcante disse que há dez anos convive com a doença


Deputada relata ser portadora de fibromialgia e pede apoio aos parlamentares
Ilustração

Flávia Cavalcante subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) nesta quarta-feira (12) para relatar que há dez anos é portadora da fibromialgia e pediu apoio aos colegas de parlamento para divulgar a causa.

Ela dez uma relato emocionado  dos sintomas da síndrome. "Um certo dia não consegui lembrar o nome da minha filha, sabia quem ela era, mas não recordava o seu nome".

A deputada pediu o apoio dos demais para criar projetos de lei que ajudem os portadores. "Eu tenho condições de comprar os remédios, mas muitas pessoas não tem".

Diversos deputados apoiaram o discurso e se comprometeram ler o projeto de lei preparado pela deputada.

Fibromialgia

Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos.

A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico.

A causa específica da doença é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.

Sintomas

Dor generalizada e recidivante;

Fadiga;

Falta de disposição e energia;

Alterações do sono que é pouco reparador;

Síndrome do cólon irritável;

Sensibilidade durante a micção;

Cefaleia;

Distúrbios emocionais e psicológicos.

O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo.

Tratamento

O tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares. No entanto, têm-se mostrado eficaz para o controle da doença:

Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;

Atividade física regular ajuda contra as dores da fibromialgia;

Acompanhamento psicológico e emocional;

Massagens e acupuntura.

 7 Segundos



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News