16/04/2024 11:36:49

Geral
09/06/2019 10:30:00

Entre o abandono e o perigo, prédios agonizam numa ameaça à história e a vida do maceioense

Nas ruas de Maceió, eles simbolizam o desrespeito à vida, à cultura e ao patrimônio. É preciso requalificar e cobrar responsabilidade


Entre o abandono e o perigo, prédios agonizam numa ameaça à história e a vida do maceioense
Intendência Municipal em Maceió

É de doer na alma a situação de alguns prédios de Maceió. Públicos ou particulares, seculares ou não, históricos por suas características arquitetônicas ou por sua finalidade de outrora, eles têm em comum o retrato do abandono a que foram relegados e o perigo constante que passaram a representar –  de desabamento; acidentes graves; esconderijo para bandidos; abrigo e proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças graves – colocando em risco a vida, a saúde e a segurança das pessoas.

E não são poucos. Um levantamento recente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) resultou na notificação de 368 proprietários de imóveis em situação de abandono – 333 edificações e 35 terrenos. A maioria deles pertence ao poder Público, a exemplo do prédio da Intendência Municipal, na Praça dos Martírios e o da Secretaria do Tribunal de Contas da União, na Avenida Assis Chateabriand, já mostrados aqui, em postagens anteriores.

Muito se tem denunciado, por meio da imprensa, essa situação e, vez por outra, um movimento aqui ou acolá parece ensaiar uma resposta à necessidade de providências urgentes. Mas não passa de ensaio. É preciso ação!

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Maceió (dia 30), por indicação do vereador Kleber Costa, foi criado o grupo de trabalho Requalifica, para discutir com as partes interessadas a situação e o destino desses prédios. Que venham propostas e soluções, em forma de projetos de lei, e com a urgência que o caso requer. Porque diagnóstico já se tem de sobra. Basta dar uma olhadinha ao redor, principalmente na região central da cidade e no histórico bairro de Jaraguá.

PANORAMA GERAL

Já falamos sobre isso, mas jornalismo é insistência, enquanto o problema persiste. E nesse caso a situação só se agrava, à medida em que o descaso se perpetua. É só dar uma olhada na situação do antigo prédio do TCU, à beira-mar do Trapiche. Abandonado, depenado por vândalos o que restou de sua estrutura agoniza em risco iminente de desabamento. Ninguém faz nada.

No Centro, já mostramos a sede antiga da Secretaria de Estado da Educação e o prédio da Intendência Municipal, ambos centenários e cujas existências estão atreladas à história político-administrativa, educacional e cultural da capital alagoana. Com 110 anos de existência, o prédio da Intendência é uma das peças importantes do rico e diversificado conjunto arquitetônico da Praça dos Martírios, dividindo o cenário com a Igreja de Bom Jesus dos Martírios  e o majestoso Palácio Floriano Peixoto (antiga sede do governo estadual, hoje museu).

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News