19/04/2024 19:54:24

Alagoas
08/06/2019 12:30:00

Pointer celebra compromisso com meio ambiente através de fábrica de cerâmica mais sustentável do país


Pointer celebra compromisso com meio ambiente através de fábrica de cerâmica mais sustentável do país
Ilustração

Ao longo destes primeiros dias de junho, o mundo comemora a Semana do Meio Ambiente e Alagoas tem uma grande representatividade no quesito sustentabilidade. A Pointer, empresa do Grupo Portobello instalada no Distrito Industrial de Marechal Deodoro (AL), é considerada a fábrica de cerâmica mais moderna e sustentável do Brasil. Com processos idealizados a partir da sustentabilidade desde o início, a Pointer mostra que é possível produzir e contribuir com o desenvolvimento do estado sem comprometer valores como responsabilidade socioambiental.

Na Pointer, a sustentabilidade começa antes de chegar na fábrica e continua com seus clientes, através dos revestimentos para paredes e pisos de salas, cozinha, quartos, banheiros e áreas externas. Isso porque as diversas cerâmicas da marca substituem madeiras e pedras naturais, preservando a natureza e poupando árvores. Esses valores unem-se a valores como qualidade, design democrático e preço justo, pilares da empresa.

Na fábrica, que produz mais de 20 milhões de metros quadrados anualmente, a produção de energia vem 100% de gás natural, com reaproveitamento de calor dos fornos para secagem das peças. A iluminação fabril é feita totalmente em LED, aproveitando os telhados brancos com alto índice de refletância. Já o vestiário e área de portaria são abastecidos com energia solar, produzida a partir de um jardim de placas fotovoltaicas.

Outro ponto interessante é a água. A Pointer conta com uma tecnologia de moagem a seco e circuito fechado com reaproveitamento de 100% da água industrial, uma estação de tratamento de efluentes industriais e sanitários, além da captação e reutilização da água da chuva. De suas chaminés saem apenas de vapor d’água, sem fumaça poluente.

Ernani Albuquerque, superintendente comercial da Pointer, aponta que a Pointer faz questão de frisar em suas comunicações – seja dentro da fábrica, em pontos de vendas ou eventos que promove – o quanto a preservação dos recursos naturais e conscientização ambiental são importantes.

“Precisamos conservar a saúde do planeta. Esse trabalho começa dentro da sua morada. Por isso, fornecemos aos nossos colaboradores informações através de treinamentos e palestras para a disseminação desses valores. Além disso, temos as portas abertas para clientes e comunidade para visitação à fábrica. Esse projeto apresenta a nossa casa e difunde a importância, a preocupação e o comprometimento que temos com a sustentabilidade”, ressaltou Ernani.

SOBRE A PORTOBELLO

A Portobello, líder em revestimentos cerâmicos no Brasil, tem sua fábrica instalada em Tijucas (SC) e produz mais de 30 milhões de metros quadrados anualmente, distribuídos não apenas para o mercado interno, mas também para países dos cinco continentes. Com o design como essência, tem o compromisso de levar ao mercado soluções inovadoras, que transformem ambientes e emocionem pessoas.

Seus pilares são compartilhados com suas marcas Pointer, Portobello Shop e Officina Portobello. A primeira, com fábrica instalada em Marechal Deodoro (AL), tem a missão de democratizar o design, com produtos de qualidade e preço acessível; a segunda é a maior rede de varejo do segmento e oferece uma experiência de compra diferenciad a, na loja e nos ambientes digitais, para especificação e compra de produtos Portobello; e a terceira, nova aposta da companhia, é a arte da porcelanateria, combina a maestria artesanal com tecnologia de ponta, qualidade e estética, disponibilizando soluções completas aos clientes: desde projetos personalizado.

Correio dos Municipios



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News