18/04/2024 20:28:48

Maceió
07/06/2019 09:30:00

Novo Mapa de Risco da região do Pinheiro será divulgado nesta sexta-feira


Novo Mapa de Risco da região do Pinheiro será divulgado nesta sexta-feira
Ilustração

O novo mapa de risco que atinge os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro será  divulgado nesta sexta-feira, dia 07. O documento que está sendo chamado de Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias estará disponível para a população nas redes sociais da Prefeitura de Maceió, a partir das 10h.

Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maceió, o documento, que está sendo finalizado, será disponibilizado nos canais de comunicação do Município e pelos mecanismos de interlocução direta com a população maceioense, conforme detalhamento a seguir:

Site da Prefeitura de Maceió – www.maceio.al.gov.br/defesacivil

Redes sociais da Prefeitura de Maceió

Facebook – https://www.facebook.com/PrefeituraDeMaceio/

Instagram – instagram.com/prefeiturademaceio

Twitter – twitter.com/prefmaceio

YouTube – www.youtube.com/PrefeituraDeMaceio/

Listas de transmissão de WhatsApp da Prefeitura

#PrefsNoWhatsapp – 82 98752-2181

Defesa Civil de Maceió – 82 98882-1164

O mapa será disponibilizado em arquivo PDF e por meio de animação gráfica, com as respectivas legendas informativas, conforme os danos que afetam cada uma das áreas mapeadas.

O documento foi elaborado por técnicos da Defesa Civil Nacional e da Defesa Civil de Maceió, sob supervisão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), responsável pelos estudos técnicos que nortearam a configuração das áreas de risco e ofereceram os pressupostos para a tomada de decisões institucionais no que se refere à proteção e salvaguarda da população.

De acordo com o que preceitua a Lei Federal 12.608/2012, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil assegura auxílio à população de áreas de risco na efetivação de medidas preventivas e protetivas, de modo a salvaguardar as vidas, por meio de ações respectivas de autoproteção, proteção mútua e da proteção institucional.

A fim de cumprir com essa garantia, e considerando o Estado de Calamidade (Decreto Municipal 8.699/ e Portaria Sedec 1.311) em que se encontra a população dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, a Prefeitura, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal, em acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, havia decidido divulgar o Mapa de Risco simultaneamente à divulgação do Plano de Ação Integrado para Maceió, que está em elaboração e propõe respostas de mitigação, restabelecimento e reconstrução, conforme a gravidade da situação de cada área mapeada.

No entanto, em atendimento à Recomendação n° 10/2019, emitida em 30 de maio pela Procuradoria da República em Alagoas (PRAL), que reporta urgência na apresentação do Mapa de Danos, a ser antecedida de plano de divulgação, a Prefeitura de Maceió, representada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, decidiu pelo acolhimento da proposiç?o nos termos acima estabelecidos.

A resposta à Recomendação consta do Ofício nº 310/SAEDEC/GS/2019, protocolado no último dia 05 no Ministério Público Federal.

A Prefeitura esclarece que o Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias faz parte do Mapa Operacional para minimização de danos e constitui um documento dinâmico, que não apresenta respostas definitivas, mas descreve um cenário sujeito a alterações, de modo que áreas não estabelecidas podem vir a ser inseridas, assim como áreas ora estabelecidas de médio risco podem vir a ser agravadas.

A Prefeitura esclarece ainda que o Plano de Ações Integradas está sendo elaborado por meio de câmaras técnicas temáticas e quando concluído, será remetido aos órgãos federais integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para que as ações federais sejam construídas alinhadas com o planejamento municipal, constituindo um documento único para divulgação por meio dos órgãos públicos envolvidos.

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News