26/04/2024 12:27:42

Alagoas
06/06/2019 08:45:00

?TJAL celebra Dia do Meio Ambiente com feira agroecológica

Presidente Tutmés Airan ressaltou o compromisso da instituição com a natureza: ‘É preciso que a gente reflita profundamente em torno disso’


?TJAL celebra Dia do Meio Ambiente com feira agroecológica
 
- Feira Agroecológica do TJAL oferece alimentos saudáveis para a população 

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realizou diversas atividades de conscientização – além de medidas práticas – nesta quarta-feira (5), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma das ações foi a promoção de uma feira agroecológica em frente ao TJ, com produtores filiados a cooperativas.

O presidente do TJ, Tutmés Airan, salientou que o Judiciário, nesta data simbólica, age para demonstrar sua preocupação e compromisso com a natureza.

“É indiscutível que o homem tem tratado muito mal a natureza. Descobriu como arrancar dela o que precisamos, mas tem feito isso de modo absolutamente irresponsável e desordenado, de modo que hoje a natureza dá sinais de esgotamento. É preciso que a gente reflita profundamente em torno disso”, afirmou Tutmés Airan.

O desembargador informou que deseja tornar periódica, em frequência semanal, a feira na praça Marechal Deodoro, com ainda mais produtores e oferta de alimentos. A servidora Ângela Cahet aprovou a ideia: “Faz bem pra saúde e a diferença preço não é grande em relação ao não orgânico”.

Os produtores participantes têm o apoio da cooperativa de crédito Sicredi Alagoas. “São pessoas completamente comprometidas, que se sustentam dessa produção”, diz o diretor de operações da Sicredi, Maurílio Ferraz.

“A Sicredi tem uma história junto aos agricultores familiares de Alagoas, visitando, apoiando, estimulando junto à OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), levando técnicos, agrônomos, nutricionistas e orientações de modo geral. É uma alegria ver o Tribunal apoiar essas iniciativas”, explicou Ferraz.

Em solenidade na entrada do Tribunal, o presidente anunciou que o Tribunal está banindo o uso, por servidores, de copos descartáveis em todas as unidades do Judiciário alagoano. “É uma semente de mudança de comportamento que a gente planta”, disse Tutmés Airan.

Na ocasião, foram distribuídas mudas de plantas alimentícias, como rúcula, alface e tomate-cereja, e cartilhas informativas, impressa em papel reciclado, sobre o uso racional dos recursos do Tribunal.

Coleta Seletiva

Durante a solenidade, o presidente Tutmés Airan entregou as premiações dos funcionários que se destacaram na coleta de resíduos para reciclagem. A Coleta Seletiva do TJAL envolve a separação do lixo gerado internamente, e também material que os servidores trazem de casa.

Desde o início do projeto, em 2016, já foram coletadas mais de 27 toneladas de materiais, entregues para a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum).

Os vencedores do mês de maio foram Denise Ramos e Alessandra Campos (coleta externa), e José Edmilson e Claudionor Soares (coleta interna). Já no mês de abril, quem mais colaborou com a coleta seletiva foram Cláudia Lisboa e Ivana Andrade (coleta externa) e José Edmilson (coleta interna). 

Presidente Tutmés Airan também realizou a entrega da premiação da Coleta Seletiva do TJAL

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News