25/04/2024 08:21:38

Alagoas
05/06/2019 12:00:00

Em audiência pública, Câmara debate sobre o enfrentamento à exploração do trabalho infantil


Em audiência pública, Câmara debate sobre o enfrentamento à exploração do trabalho infantil
Ilustração

Dia 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e, nesta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Maceió realizou audiência pública para debater o enfretamento à exploração do trabalho infantil. Na ocasião, foi entregue a Comenda Amigo da Criança para personalidades que desenvolveram relevantes trabalhos na defesa dos direitos da criança e do adolescente. A audiência e a honraria foram de iniciativa do vereador Siderlane Mendonça (PEN).

A representante da Secretaria de Estado de Assistência Social, Marluci Pereira, mostrou através de dados do PNAD de 2015 que 2,6 milhões de crianças e adolescentes brasileiras, entre 5 a 17 anos, trabalham, sendo 68% em atividades não agrícolas e 32% em atividades agrícolas. Ainda sobre os dados do PNAD, de 2004 a 2015 houve uma redução de 71% do trabalho infantil em Alagoas.

O procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Rafael Gazzaneo, disse que, apesar dos índices de trabalho infantil ainda serem altos, os programas de combate à exploração de crianças e adolescentes têm crescido e têm um maior impacto.

“Deixo aqui uma mensagem de esperança: o combate ao trabalho infantil se concentrava no campo, especificamente na agricultura do fumo e da cana de açúcar e em qualquer fiscalização que fazíamos eram centenas de crianças trabalhando no fumo e dezenas na colheita de açúcar. Nessa época, a gente se concentrava em ampliar os projetos sociais, pressionando o Poder Público e hoje os programas sociais se tornaram uma realidade e, felizmente, tomaram uma grande proporção. Embora uma evolução muito lenta, mudanças ocorreram e um dia vamos erradicar o trabalho de crianças e adolescentes”, declarou o procurador.

EDUCAÇÃO

O Serviço de Promoção e bem estar social (SOPROBEM) é um organização não governamental que no decorrer de 39 anos de existência vem atendendo a população do Estado na viabilização dos direitos sociais. Tendo atendido cerca de 10.000 jovens, a entidade se destaca na missão de inserir jovens no mercado de trabalho e o Mateus Farias, membro do SOPROBEM, conseguiu sair da situação de vulnerabilidade e ingressar no mercado de trabalho.

“Foi com o SOPROBEM que consegui entrar no mercado de trabalho. Inicialmente foi difícil conciliar os trabalhos com os estudos, mas com o apoio de todos da organização eu não precisei abrir mão da minha educação. Minha família não estudou, mas sempre fez questão que eu tivesse um futuro digno e esse programa é um dos meios de tirar os jovens da criminalidade e vulnerabilidade social. Lutem pela juventude para que possamos garantir o futuro de cada um desses jovens que não tiveram oportunidade, mas que podem vir a ter”, disse Mateus.

O vereador e propositor da audiência, Siderlane Mendonça, garantiu a criação de uma comissão formada por vereadores, juízes, conselheiros tutelares, auditores fiscais, Secretaria de Assistência Social e Ministério Público. “Vamos, juntos, fiscalizar se as grandes empresas cumpre a lei n° 10.097/2000 que cobra a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. É importante que a lei seja cumprida, pois abre o mercado de trabalho para esses garotos e garotas, possibilitando uma vida melhor para todos eles. Os empresários têm que ter essa consciência social, já que estamos falando de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade”, destacou.

COMENDA 

Na oportunidade, o parlamentar agraciou a procuradora Virginia de Araújo e a doutora em serviço social e coordenadora do Núcleo Temático da Criança e do Adolescente da Ufal, Iara Costa, com a Comenda Amigo da Criança em reconhecimento e valorização aos relevantes serviços em defesa dos direitos da criança e do adolescente em Maceió. 

Para Virginia de Araújo, as crianças precisam de uma atenção especial e as políticas públicas precisam ser efetivadas, já Iara Márcia destacou o quanto é importante defender a existência de pesquisas acadêmicas para contribuir na realização de políticas públicas voltadas para os jovens.

Al1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News