29/03/2024 09:47:20

Meio Ambiente
03/06/2019 08:30:00

Alagoas terá 30 dias de ações em defesa do meio ambiente; participe!

ONU revela que 1 milhão de espécies enfrentam risco de extinção e desafia a população à causa ambiental


Alagoas terá 30 dias de ações em defesa do meio ambiente; participe!
Ilustração

As causas ambientais há muito estão emergindo. O assunto é debatido mundialmente, mas as boas ações para conservarem os recursos naturais da Terra estão longe de serem o bastante, e a natureza não espera. Um triste relatório divulgado pelas Nações Unidas (ONU), em maio deste ano, revelou que cerca de 1 milhão de espécies de animais e plantas enfrentam risco de extinção; em torno de 25% das espécies da fauna e flora do planeta estão vulneráveis.

Com o intuito de conscientizar e tornar a sociedade alagoana ativa na proteção dos recursos naturais o Instituto do Meio Ambiente (IMA) está realizando um mês inteiro de ações que devem engajar a população do Estado neste sentido. 

O levantamento apontado pela ONU foi realizado por importantes instituições que defendem o meio ambiente, que se basearam em diversos de estudos científicos, reunindo cerca de 1.500 páginas, e que foi apresentado durante uma conferência no último dia 15, em Paris, para representantes de mais de 50 países. Este é o primeiro relatório sobre o assunto desde 2005. 

De acordo com o estudo, as atividades humanas "ameaçam mais espécies atualmente do que nunca"; uma em cada quatro espécies do planeta está em risco de extinção. 

No Brasil, um boletim do Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado em março deste ano, aponta que houve um aumento de 54% do desmatamento da Amazônia legal somente no mês de janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A questão é ainda mais preocupante com a possível Medida Provisória (MP) no Código Florestal e anistia desmatadores, proposto pelo Governo Bolsonaro, que, para ambientalistas e até uma parte dos representantes do agronegócio, a MP pode impedir a recuperação de áreas já desmatadas e anistiar proprietários que não se adaptaram às exigências do Código.

Em Alagoas

Entre as atividades do IMA, haverá limpeza nas praias de Alagoas

Apesar dos índices alarmantes de devastação dos recursos naturais a nível mundial, um relatório apresentando, também no mês de maio, pela ONG SOS Mata Atlântica surpreendeu muita gente. De acordo com os dados, o desmatamento da Mata Atlântica - bioma expressivo em Alagoas - caiu 9,3%, entre os anos de 2017 e 2018.

Nove dos 17 estados da Mata Atlântica estão no nível do desmatamento zero e Alagoas está entre eles, sendo um destaque nacional na redução do desmatamento.

Para reforçar o engajamento da população alagoana na conscientização e preservação dos recursos naturais, o IMA decidiu realizar atividades com a população sensível às causas ambientais entre os dias 2 e 30 de junho. A ação é em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado na próxima quarta-feira (5).

A programação é vasta, acontece em diversas regiões do estado, e conta com caminhada ecológica; peixamento no Rio São Francisco; plantio de árvores; aula de campo no Catamarã; mutirão de limpeza nas praias; palestras; trekking; passeio ciclístico; entre outros. Confira a programação completa e saiba como participar.

Desafio nas redes sociais proposto pela ONU

ONU lança desafio nas redes sociais

Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019

O Dia Mundial do meio Ambiente é considerado a principal data pelas Nações Unidas para sensibilizar e encorajar ações de proteção ambiental em todo o planeta e, aproveitando o destaque à temática que a data proporciona, a ONU Meio Ambiente lançou um site com um mapa interativo de eventos e um desafio digital de comprometimento, funciona assim: 

Cada cidadão, interessado na causa, deve postar fotos e vídeos em suas redes sociais cobrindo o nariz e a boca para pedir aos governos, a nível mundial, ações por um ar mais limpo. Vale utilizar lenços, máscaras de ar ou outras expressões simbólicas e criativas que remetam à poluição do ar.

Para participar, é importante usar as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr nas publicações e marcar a @ONUMeioAmbiente (Facebook e Twitter) ou @onu_meio_ambiente (Instagram).

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News