25/04/2024 21:05:42

Educação
01/06/2019 18:30:00

Governo de Alagoas reconstrói mais de 150 escolas estaduais


Governo de Alagoas reconstrói mais de 150 escolas estaduais
Ilustração

Desde o início de sua gestão, o Governo Renan Filho busca melhorar os índices da educação pública. Um de seus principais pilares de investimento tem sido a melhoria de infraestrutura, pois o Estado entende que espaços confortáveis e renovados trazem mais aproveitamento na aprendizagem. Por isso, nos últimos quatro anos, 154 unidades foram recuperadas e outras 24 estão com obras em andamento.

“O governador Renan Filho está empenhado em transformar a educação de Alagoas e fez dela uma das prioridades de sua gestão. Onde houver demandas e jovens precisando de melhor assistência, a Secretaria de Educação tem que estar presente”, afirma o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

O Cepa, maior complexo educacional da rede estadual, é uma das instituições beneficiadas. Além de desfrutar dos benefícios das áreas comuns, revitalizadas e modernizadas pelo Governo de Alagoas em 2018, as unidades escolares também foram recuperadas, a exemplo das escolas Princesa Isabel, Afrânio Lages e Teotônio Vilela. 

Agora, mais três unidades estão em obras: Silveira Camerino, Maria Rosália Ambrozzio e D. Pedro II. A Escola Estadual Moreira e Silva também está com obras em seu ginásio de esportes. Mesmo com os desafios de manter as atividades pedagógicas em meio à obra, gestores, professores e alunos já comemoram as transformações e não veem a hora de se apropriarem de cada cantinho renovado.

Primeira reforma - De acordo com o diretor-geral da Silveira Camerino, Elieu José da Silva, esta é a primeira grande reforma da escola desde o início de seu funcionamento, em maio de 1973. A unidade foi contemplada com melhorias em toda parte elétrica, hidráulica, telhado, alvenaria, inclusive com a ampliação do refeitório, e pintura. A estrutura compreende 14 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, ciências e matemática, cozinha e refeitórios, banheiros e salas de administração e apoio. 

“Antes da reforma, estávamos sem as condições necessárias para trabalhar. As obras começaram em três salas de aula e, agora, contemplam a escola toda. Toda reforma impõe algumas limitações, mas já recebemos aparelhos de ar condicionado que serão instalados nas salas de aula assim que a parte elétrica for finalizada. No próximo ano letivo, já teremos uma escola totalmente diferente”, declara o gestor.

Estudantes, dos recém-chegados, como Alice Ribeiro, do 8º ano, aos concluintes do ensino médio, como a Ana Beatriz Gomes e William Wolfgang aprovam as mudanças. “Na minha escola antiga não tinha todas estas qualidades que estamos tendo agora. Acho importante, vai ser bom para alunos e funcionários”, avalia Alice. “Esta escola sempre foi muito boa: tem ensino bem planejado, professores qualificados e compromissados. Com a reforma, teremos uma escola mais bonita e melhor preparada para atender aos alunos”, ressalta William. 

Ana Beatriz diz que as obras serão vantajosas para todos. “Estudei parte de minha vida em escola particular e vim para cá cursar o Ensino Médio. Gosto muito da escola, aqui cresci como pessoa. A reforma era extremamente necessária, pena que estou concluindo este ano. Mas, fico feliz pelos próximos que virão”, garante Ana Beatriz.

Mudança - O mesmo sentimento é compartilhado na Rosália Ambrozzio. Profissionais e alunos se sentem valorizados e renovados, principalmente aqueles que cresceram por lá. É o caso da professora Joseane Pereira e da ex-aluna, merendeira e também mãe de aluno, Jessilene de Lima Oliveira. 

“Estou muito feliz com a reforma, pois moro perto do Cepa e conheço esta escola desde criança. Vê-la crescer e mudar é gratificante, com espaço interativo para as crianças brincarem. A cozinha está linda, estou encantada, nunca vi algo igual aqui. Estou ansiosa pela inauguração”, revela Joseane que, além de ex-estudante, fez estágio na instituição.

Jessilene tem sensação similar. “Esta reforma vai trazer muitos benefícios para os alunos com relação a espaço para brincadeiras e alimentação. Nossos alunos ganharão um refeitório arrumado, arejado e terão um espaço para descansarem, brincarem, com pracinha inclusive”, fala Jessilene.

As mudanças trazem valorização e melhoria a todos. É como avalia a articuladora Maria do Amparo Lemos. “É gratificante trabalhar aqui, amo esta escola. Esta reforma será um passo muito importante para nossos alunos e para a comunidade em geral”, assegura a articuladora. 

Escola acolhedora - As alunas do 4o ano, Maria Rita Santos e Maria Julia dos Santos Silva, querem logo ver os resultados. “A reforma chegou para melhor e estou gostando da escola como ela está. Tenho certeza que ficará linda para todos nós”, diz feliz Maria Rita. “Vai ter muita alegria para os alunos novos que vão chegar e para as professoras também, espero que fique bem bonita”, deseja Julia.

O desejo da gestora da Ambrozzio, Lidianne Silva de Araújo, é que a escola seja um lugar de inspiração e renovação para as crianças.

“A chegada da reforma veio de forma construtiva, objetiva e importante para toda a comunidade escolar, falo enquanto cidadã, professora e gestora. Ver a felicidade na carinha das crianças quando entraram no refeitório foi inesquecível. Agradeço ao secretário Luciano, que tem este olhar diferenciado e se preocupa com o bem-estar da comunidade escolar. O que quero que a Ambrozzio seja um lugar onde cada criança se sinta acolhida, que aprenda a sonhar. Eu acredito que a reforma vai contemplar não apenas mais uma unidade do estado de Alagoas, mas vai transformar vidas”, prevê Lidianne.

Primeira Edição



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News