29/03/2024 04:08:15

Política
31/05/2019 17:00:00

Senadores lançam ‘Junho Verde’ em defesa do meio ambiente

Doces, frituras e carne vermelha não estão na lista. O café da manhã tem um papel essencial no desempenho cerebral.


Senadores lançam ‘Junho Verde’ em defesa do meio ambiente
Senadores criam junho verde

Um grupo de senadores liderados pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Fabiano Contarato (Rede-ES), entregou nesta quarta-feira (29) ao vice-presidente do Senado Antonio Anastasia, a programação do Junho Verde. O mês será dedicado às causas ambientalistas, com iluminação do prédio do Senado na cor verde e com a promoção de vários debates sobre desenvolvimento, sustentabilidade, entre outros temas.

— Aquecimento global, desertificação, preservação das águas, das florestas, são vários os assuntos, proteção dos animais. Durante os dois anos de mandato, enquanto eu estiver presidindo a comissão, essas audiências públicas vão se tornar uma constante. Porque nós temos que debater, principalmente em um momento tão delicado pelo qual o Brasil está passando — disse Contarato.

A data foi escolhida em homenagem ao Dia Internacional do Meio ambiente, comemorado em 5 de junho. Os senadores também apresentaram um Projeto de Resolução para incorporar o Junho Verde ao calendário permanente do Senado.

— Antes da eleição já se falava em acabar com o Ministério do Meio Ambiente; mas se ele não conseguiu fazer isso de direito, está fazendo de fato. Acabou com a Secretaria de Educação Ambiental, enfraqueceu o Ibama e o ICMBio, está autorizando a extração de minério em terras indígenas. Nós estamos vendo que o Brasil caminha na contramão, no retrocesso, enquanto que na comunidade europeia, os “verdes” estão ganhando espaço porque preservar o meio ambiente é preservar a vida humana, eu não tenho dúvida. E o Brasil tem que entender que isso não é só a questão ambiental. Porque transcende o espaço territorial brasileiro, é um direito planetário que vai abalar na economia porque os países envolvidos que lutam pela preservação ambiental não querem firmar acordo com o Brasil se não houver esse comprometimento — argumentou.

Segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a preocupação com o meio ambiente que visa garantir o desenvolvimento do país e a qualidade de vida das gerações futuras merece toda atenção. Davi disse que apóia a iniciativa defendida pelos senadores afinados com a causa ambiental. O presidente lembrou que já presidiu a Comissão de Meio Ambiente, como Fabiano Contarato e afirmou que compartilha da ideia de que "um programa como Junho Verde tem o potencial necessário para promover o debate e a conscientização da sociedade sobre o tema".

"Precisamos pensar no crescimento do Brasil, sim, mas não podemos esquecer a vocação que temos para a economia verde. Precisamos ter um desenvolvimento que não só resulte na melhoria das condições de vida e na redução das desigualdades sociais, mas que também leve em consideração os riscos ambientais e a escassez ecológica”, ressaltou.

Código Florestal

Integrante do grupo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ainda questionou o debate sobre a Medida Provisória 867/2018, que altera o Código Florestal. Os ambientalistas denunciam a anistia a desmatamentos ilegais.

A proposta original enviada pelo governo Michel Temer ao Congresso ampliava o prazo de adesão aos produtores rurais ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), no entanto, já foram acatadas dezenas de emendas sem relação direta com o assunto, os chamados “jabutis”.

— É uma MP originalmente pensada com um objetivo: regularização fundiária. E se tornou um festival de jabutis, que deforma o Código Florestal. Essa medida provisória expira na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, então é bom que se diga, nós não aceitaremos essa MP por todas as razões. Não aceitaremos uma MP cheia de jabutis vir da Câmara federal e ser apreciada aqui com a quebra de todos os interstícios, seja hoje seja amanhã — afirmou Randolfe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News