18/04/2024 13:24:42

Alagoas
29/05/2019 13:30:00

Defesa Civil esclarece ações no Pinheiro, Mutange e Bebedouro

Esclarecimentos fazem parte do acompanhamento do MPT


Defesa Civil esclarece ações no Pinheiro, Mutange e Bebedouro
Defesa Civil Municipal

A Defesa Civil Municipal apresentou os trabalhos que a Prefeitura de Maceió vem realizando nos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange – atingidos por uma instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração, durante audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) nessa segunda-feira (27).

Em audiência com a procuradora do Trabalho, Rosimeire Lobo, o secretário adjunto Especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, e a coordenadora Social da Defesa Civil, Carla Moura, explicaram sobre os estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM no bairro do Pinheiro, o atendimento às famílias e as ações que vem sendo desenvolvidas pela mineradora Braskem dentro do Termo de Cooperação assinado junto aos Ministério Público Estadual, do Trabalho e Federal.

Os esclarecimentos fazem parte do acompanhamento do MPT para as ações sociais que estão sendo desenvolvidas para moradores e trabalhadores dos três bairros afetados pela instabilidade de solo.

“Explicamos todas as ações que estão sendo desenvolvidas nos bairros afetados e sobre o Mapa Operacional que está sendo construído pela Defesa Civil Nacional em parceria com a Municipal, que norteará as próximas ações da Prefeitura de Maceió para atender a população dos bairros atingidos”, destacou Dinário Lemos.

Segundo a procuradora Rosemeire Lobo, a intenção no MPT é conhecer o que está sendo realizado e adotar medidas para minimizar as dificuldades de quem foi afetado pelo problema nos três bairros.

“Queremos saber que informações o Município tem que possam contribuir para o nosso trabalho de minimizar as dificuldades. A Prefeitura vem sendo muito solícita e sensível à situação, tanto que concedeu isenções aos moradores e empresários do bairro, e isso é positivo diante do problema vivenciado no bairro”, esclareceu a procuradora.

Cartilha

O secretário adjunto Especial de Defesa Civil de Maceió aproveitou o encontro para entregar ao MPT exemplares do guia  com informações úteis e que está sendo distribuído aos moradores de Bebedouro, Mutange e Pinheiro.

O livreto tem 12 páginas, foi produzido pela Prefeitura de Maceió e pelo Governo do Estado e explica, em linguagem simples e objetiva, questões sobre a situação de risco nos bairros, os serviços oferecidos pelos órgãos públicos, e os canais de comunicação oficiais em que população pode obter informações confiáveis.

Dividido em capítulos, o guia explica, por exemplo, a classificação das áreas de risco (vermelha, laranja e amarela) e as formas de acionamento da Defesa Civil. Traz ainda dicas importantes sobre o que levar ao abrigo provisório em caso de evacuação, como cuidar dos animais de estimação e como obter apoio psicológico da Secretaria Municipal de Saúde, além de um glossário com palavras usadas constantemente pelos órgãos públicos durante a execução de serviços, estudos e atendimento à população.

7 Segundos



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News