16/04/2024 18:53:55

Especial
28/05/2019 08:30:00

ANAC suspende operações e interdita aeronaves do Aeroclube de Alagoas

Cantor Gabriel Diniz, piloto e o copiloto alagoanos morreram após avião bimotor cair no interior de Sergipe


ANAC suspende operações e interdita aeronaves do Aeroclube de Alagoas
Avião acidentado pertencia ao Aeroclube de Alagoas

Após o acidente fatal que vitimou o cantor Gabriel Diniz, o piloto alagoano Gabriel Abraão e o copiloto Linaldo Xavier, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu cautelarmente as operações do Aeroclube de Alagoas e interditou as nove aeronaves pertencentes à empresa, nesta segunda-feira (27). 

A aeronave, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft e de propriedade do Aeroclube de Alagoas, estava registrada na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas.

 

No entanto, o aeroclube informou que o avião não foi utilizado para táxi aéreo ou frete, já que, como diretores, Gabriel Abraão e Linaldo Xavier poderiam utilizar para uso pessoal e ofereceram uma "carona" ao cantor, que estava vindo para Maceió para comemorar o aniversário da namorada, a alagoana Karoline Calheiros.

Processo administrativo ANAC

A ANAC informou ainda que um processo administrativo foi aberto para apurar possíveis irregularidades em relação à operação da aeronave acidentada. A apuração deverá verificar em quais condições estava sendo feito o transporte de passageiro em aeronave de Instrução, categoria destinada a voos de treinamento. Após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo instaurado, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados. Além da aplicação de sanções administrativas, a ANAC pode encaminhar denúncia ao Ministério Público e à Polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal.

Ainda de acordo com informações da ANAC, os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) apontam que a aeronave de marcas PT-KLO estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. 

O modelo é um monomotor com capacidade máxima de três passageiros mais a tripulação, totalizando quatro assentos. 

Conforme informações fornecidas pelo Aeroclube de Alagoas, estavam a bordo o piloto comercial Abraão Farias e o piloto privado Linaldo Xavier, ambos com licenças válidas para o modelo de aeronave acidentado. 

As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.

*Com informações da assessoria de comunicação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News