20/04/2024 11:52:05

Economia
26/05/2019 14:00:00

FMI alerta para o risco do baixo crescimento da economia no país


FMI alerta para o risco do baixo crescimento da economia no país
Ilustração

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um alerta nesta sexta-feira (24/5) sobre o baixo crescimento da economia brasileira e o risco político no país, e sinalizou novos cortes nas previsões para o Brasil. O FMI sugeriu uma “ação política decisiva” para evitar uma desaceleração. “O investimento permanece moderado, retido pela grande capacidade ociosa e a persistente incerteza sobre as perspectivas de reformas fiscais e estruturais. O fraco crescimento global e a recessão na Argentina estão afetando as exportações. O crescimento em 2019 é projetado entre 1% e 1,5%, com riscos significativos de queda”, destacou o documento divulgado nesta sexta-feira (24/5) sinalizando revisões para o Brasil.

Atualmente, a previsão do FMI para de expansão do PIB brasileiro em 2019 é otimista, de 2,1%, enquanto a mediana do mercado computada pelo Boletim Focus, do Banco Central está em 1,24%. O Fundo costuma fazer revisões a cada três meses e, na última, em abril, reduziu de 2,5% para 2,1%.

Na avaliação dos técnicos do organismo internacional, a crise interna pode inviabilizar a recuperação da economia. Eles recomendam uma “ação política decisiva” no sentido de aprovar a reforma da Previdência e evitar uma desaceleração maior na economia. “O principal risco doméstico é a incapacidade de aprovar uma reforma previdenciária robusta. Além disso, outras medidas fiscais são necessárias para cumprir o teto de despesas e colocar a dívida em uma trajetória sustentável”, alertou.

“A ambiciosa proposta de reforma em consideração no Congresso estabilizará os gastos com pensões na próxima década e tornará o sistema mais equitativo”, apontou o FMI. “Para entregar os necessários ajustes fiscais, o Congresso deve preservar o sugerido aumento da idade de aposentadoria e redução de elevados benefícios, particularmente de funcionários do serviço público.”

O órgão também chamou a atenção para os riscos externos “que incluem o aprofundamento da recessão na Argentina e as tensões comerciais globais”. O alerta feito pelo FMI destacou, ainda, que “a reforma da Previdência é o passo crucial”  e que a aprovação de uma reforma robusta e medidas fiscais adicionais “são necessárias para colocar a dívida pública em uma trajetória sustentável, aumentando, assim, a confiança do investidor”.

O Fundo reforçou a preocupação de que o crescimento acelerado da dívida pública bruta, pelas contas do organismo internacional, está em 88% do PIB, “uma das maiores entre os mercados emergentes”. A expectativa do FMI é de que, com a aprovação de uma reforma robusta e condições financeiras favoráveis, “o crescimento acelere em 2020, apoiado por uma recuperação do investimento privado”.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News