20/04/2024 05:15:18

Especial
24/05/2019 00:00:00

Recebeu e-mail sobre saldo de restituição do IR? Exclua imediatamente

A Receita Federal não envia mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte. O mais provável é que elas contenham vírus ou malwares


Recebeu e-mail sobre saldo de restituição do IR? Exclua imediatamente
Ilustração
Pouco mais de 20 dias após o fim do prazo para a entrega do Imposto de Renda 2019, começam a circular e-mails supostamente enviados pela Receita Federal. Um deles tem o seguinte título: "Informe Importante - Saldo de restituição disponível para retirada". O anúncio pode ser tentador à primeira vista, mas, nesse caso, é preciso ficar atento, pois trata-se de notícia falsa e maliciosa.
 
A mensagem eletrônica apresenta o logo da Receita Federal, o valor do suposto saldo residual do Imposto de Renda de 2018 — R$ 1.795,95 — e um prazo para a retirada do dinheiro diretamente em uma instituição bancária. No caso, 30 de maio.
 
Além disso, um alerta no fim do texto joga com a possível dúvida do contribuinte quanto ao "benefício":
 
"Caso não seja realizada o saque do saldo residual, poderá haver interferência na restituição do seu IRPF 2019, não devendo haver acumulo (sic) dos dois ano-base"
 
Para ter acesso ao lote residual, o cidadão, segundo o e-mail, precisa apresentar “o Termo de Saque Residual, juntamente com seu documento de identidade”. Esse tal termo estaria em um link disponível na própria mensagem. 
 
Mas ATENÇÃO: esse é momento que exige mais cuidado. É bem provável que esse link contenha um vírus ou um malware, programa malicioso que se infiltra no computador e permite acesso de remoto.
 
(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
 
 
Erros de português no e-mail, como acúmulo sem acento, já dão a dica de que se trata de fake news. Para confirmar a suspeita, o Holofote entrou em contato com a Receita Federal. Por meio da assessoria de Comunicação, o órgão confirmou o risco de tais mensagens.
 
Confira a resposta completa, também publicada no site da Receita Federal
 
"Receita Federal alerta para e-mails falsos em nome da instituição
Mensagens iludem o cidadão, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras
  
A Receita Federal alerta aos cidadãos para tentativas de fraude eletrônica envolvendo o nome da instituição e tentativas de aplicação de golpes via e-mail.
 
Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador.
 
A Receita esclarece que não envia mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome.
 
A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet.
 
Veja como proceder perante estas mensagens:
 
1. Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e
3. Excluir imediatamente a mensagem. 
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais os contribuintes podem procurar as unidades da Receita Federal."

Correio Braziliense

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News