27/04/2024 01:04:53

Justiça
23/05/2019 00:00:00

Supremo arquiva mais um inquérito contra o senador Renan Calheiros; saiba mais


Supremo arquiva mais um inquérito contra o senador Renan Calheiros; saiba mais
Ilustração

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de um inquérito em que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) era investigado por movimentação financeira suspeita, no valor de R$ 5,7 milhões, entre 2002 e 2006.

Em princípio considerada incompatível com a renda recebida pelo parlamentar, a movimentação levantou suspeitas na Procuradoria-Geral da República (PGR), que viu indícios dos crimes de peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro.

 

No entanto, três anos após o início das apurações, a PGR pediu o engavetamento do caso, no que foi atendida pela relatora no Supremo. Esse é o sétimo inquérito contra Renan arquivado pela Corte desde o início da Operação Lava-Jato, deflagrada em 2014. 

Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apesar de a justificativa do senador para a movimentação ser "inverossímil" - ele apresentou à Justiça recibos de venda de gado em Alagoas -, as investigações não conseguiram avançar no sentido de comprovar o suposto crime.

Com a proximidade da prescrição, Dodge entendeu que manter o inquérito em tramitação violaria "a eficiência e a efetividade do processo penal". É praxe que o Supremo defira pedidos de arquivamento vindos do Ministério Público.

A movimentação financeira atípica foi identificada no curso de uma investigação aberta há 12 anos para apurar suposta propina recebida por Renan de uma empreiteira.

Havia a suspeita de que o dinheiro tivesse sido utilizado para arcar com despesas pessoais, especificamente a pensão de sua filha com a jornalista Monica Veloso, com quem teve uma relação extraconjugal. Mas Renan, por falta de provas, acabou absolvido pela Segunda Turma do STF.

O senador ainda é alvo de 13 inquéritos no Supremo - dois deles com denúncias já oferecidas pela PGR, mas ainda pendentes de análise no STF.

*Redação Alagoas Alerta com Valor Econômico



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News