25/04/2024 12:34:41

Trabalho
23/05/2019 18:30:00

Sindicato teme fechamento de agências e demissão de trabalhadores dos Correios

Funcionários que atuam nas agências que deixarão de funcionar poderão optar por trabalhar em outras unidades


Sindicato teme fechamento de agências e demissão de trabalhadores dos Correios
Ilustração

anúncio do fechamento de três agências dos Correios em Alagoas, feito pela empresa nessa terça-feira (21), pegou de surpresa o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect-AL), que teme pelo encerramento de outras unidades, além de demissões.

O presidente do sindicato criticou a falta de explicação da direção para justificar o encerramento das unidades, principalmente a agência do Jaraguá. 

 

"A agência do Jaraguá é a mais antiga, sendo prédio próprio, e infelizmente, a empresa decidiu fechar sem explicação. A gente estranha o fechamento das três agências, já que uma delas foi destaque nacional ano passado em termos de arrecadação, que foi a unidade da Primavera, em Arapiraca", afirmou  Alysson Guerreiro, presidente do Sintect-AL.

Agora, os 14 funcionários que atuam nesses locais podem optar por trabalhar em unidades do interior ou até mesmo se reenquadrar em outras atividades. 

"Essa foi a única proposta apresentada até agora. Os funcionários terão que decidir se trabalham no interior ou se mudam o cargo de atendente para carteiro. Eles não deixaram claro se vão demitir quem não aceitar a proposta, mas nós, enquanto sindicato, temos preocupação com demissão porque a empresa não expõe tudo o que pretende fazer", falou. 

As agências que encerrarão suas atividades no estado são as da Cidade Universitária e do Jaraguá, em Maceió e a agência Primavera, em Arapiraca, que terá seus serviços absorvidos pela agência Arapiraca.

"Temos uma preocupação não só como funcionário, mas como cidadão, já que os Correios prestam um serviço essencial para a população. Um exemplo são as agências do Jaraguá e da Cidade Universitária, onde sempre tem muita gente. A parte alta toda é atendida lá, o pessoal da Ufal também. Agora, infelizmente, as pessoas vão ter que ir para a unidade do Tabuleiro do Martins", expôs.

A empresa informou, ainda, que as unidades que serão desativadas ocupam imóveis alugados e estão sombreadas por outras. Mas, segundo Alysson, a agência do Jaraguá tem sede própria. 

Além do serviço postal e emissão de CPF, até o início deste ano, as agências também prestavam serviço bancário. Para o sindicato, a suspensão do serviço já foi um indicativo do fechamento.

"A empresa fez tudo por baixo dos panos e só comunicou aos funcionários. Somente ontem (terça-feira) o sindicato foi informado do fechamento. Estamos tentando reuniões para contornar a situação, porque essas agências estão para fechar em julho, mas não sabemos se vamos conseguir fazer com que a empresa mude esse pensamento", pontuou.

Fechamento

De acordo com a direção dos Correios, o fechamento faz parte de um processo de readequação da rede, e o atendimento destas unidades será absorvido por outras. Em todo o país, um total de 161 agências fecharão as portas.

Atualmente, os Correios possuem cerca de 11 mil pontos de atendimento em todo o país, sendo a única empresa pública presente em mais de 5.500 municípios brasileiros.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News