18/04/2024 16:14:20

Crise na Venezuela
22/05/2019 16:00:00

Maduro procura reduzir a pressão antecipando as eleições legislativas


Maduro procura reduzir a pressão antecipando as eleições legislativas
Nicolas Maduro

Nicolás Maduro há meses tenta reduzir a pressão internacional e enfraquecer os apoios a Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por mais de 50 países. O mandatário venezuelano fez na segunda-feira, quando se completa um ano das eleições presidenciais que venceu com uma abstenção histórica e sem a participação da maioria dos partidos de oposição, uma proposta que já havia sugerido várias vezes e com a qual procura obter um balão de oxigênio. A ideia seria adiantar as eleições legislativas, previstas para dezembro de 2020, e disputar com seus rivais que, por sua vez, exigem sua saída do poder.

“Vamos disputar, vamos realizar eleições antecipadas à Assembleia Nacional [...] para ver quem ganha”, disse. “Vamos legitimar a única instituição que não foi legitimada nos últimos cinco anos”. O desafio do sucessor de Hugo Chávez, entretanto, surge em um contexto repleto de anomalias. Em primeiro lugar, Maduro está oferecendo a renovação antes do tempo da única instituição que é controlada pela oposição, o único poder contrário ao Governo na Venezuela. A Justiça chavista retirou os poderes do Legislativo há dois anos. O Parlamento foi declarado em desacato e, ainda que continue se reunindo semanalmente, suas decisões se chocam frontalmente com as do Governo. De fato, o dirigente bolivariano convocou em julho de 2017 a votação de uma Assembleia Nacional Constituinte (ANC), rechaçada pelas forças críticas à situação. O órgão também funciona e age como extensão do Executivo.

Em segundo lugar, a proposta se insere nos contatos mantidos nas últimas semanas com diversas instâncias internacionais para conseguir uma saída a essa grave crise institucional. Delegados do Governo e a oposição viajaram a Oslo para sondar a possibilidade de uma mediação da Noruega, país com uma longa tradição em resolução de conflitos. Ao mesmo tempo, uma missão do chamado grupo de contato da União Europeia visitou Caracas e se reuniu com as partes para explorar um caminho eleitoral. “Pudemos apreciar fundamentalmente uma predisposição de todas as partes em participar de um diálogo que conduza a essa solução através de uma eleição”, disse no sábado em um encontro com correspondentes da imprensa Juan Pablo de Laiglesia, secretário de Estado de Cooperação Internacional para a América Ibérica e o Caribe.

Esse acontecimento se limitaria por enquanto a eleições legislativas. Guaidó, que considera ilegítimo o mandato que Maduro iniciou em 10 de janeiro porque não reconhece como válidas as últimas eleições presidenciais, pede o começo de um processo que possui três passos. O chamado “fim da usurpação”, ou seja, a renúncia do presidente; a formação de um Governo de transição e por fim a realização de eleições presidenciais com a participação do chavismo, ainda que sem o atual mandatário, garantias e observação internacional independente.

O presidente do Parlamento afirma estar disposto a escutar todas as propostas, mas também alerta que a oposição não se deixará confundir. O principal respaldo a seu plano veio dos Estados Unidos. O representante de Guaidó em Washington, Carlos Vecchio, se reuniu na segunda-feira com o Departamento de Estado e o Pentágono “para discutir”, como anunciou, “todos os aspectos da crise da Venezuela”.

El País



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News