20/04/2024 08:34:37

Economia
21/05/2019 16:30:00

Programa de aprimoramento de pequenos negócios será expandido em Alagoas


Programa de aprimoramento de pequenos negócios será expandido em Alagoas
Recursos liberados após reunião Pecoep Maceió
Texto de Rafaela Pimentel

Em 2004, grupos alagoanos de segmentos produtivos semelhantes e situados em uma mesma região territorial começavam a ganhar um reforço importante no desenvolvimento dos seus negócios com o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL). Agora, depois de quase quinze anos de atuação, o projeto do Governo do Estado será fortalecido e expandido graças à aprovação, no último dia 10, de R$ 2 milhões em recursos liberados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Reformulado e com objetivos ampliados para além das atividades de capacitação e acompanhamento já realizadas pelo PAPL, o programa traz uma proposta atualizada para o aprimoramento de pequenos empreendedores do interior do Estado. Conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae/AL, o projeto, agora intitulado Alagoas Maior, se prepara para entrar em um novo momento de ação junto às organizações coletivas.

Com público um pouco mais restrito e qualificado, as atividades de potencialização de vocações de negócios alagoanas terão inicialmente como foco três regiões territoriais: Sertão, Agreste e Serrana dos Quilombos. Após serem identificados como potenciais polos de fomento de pequenos empreendedores, os grupos localizados nestas áreas continuarão recebendo capacitações dirigidas e ainda poderão contar com duas novidades garantidas pelo programa, a entrega de equipamentos produtivos e apoio à prospecção e abertura de novos mercados.

Cenário de crescimento

Bem próximo de começar oficialmente suas operações no Estado, o programa Alagoas Maior abre caminhos para a consolidação de um contexto de crescimento da interiorização do desenvolvimento econômico. As novas diretrizes são apontadas pela assessora especial da Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas.

“A ideia é que o Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, funcione como uma espécie de aceleradora para estes grupos produtivos, possibilitando que eles alcancem mercados locais e nacionais. Quando trabalhamos de forma integrada, identificando as necessidades de cada setor individualmente, conseguimos traçar estratégias e definir o planejamento necessário para o funcionamento das atividades”, salienta a assessora especial. 

Agência Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News