18/03/2024 23:39:17

Saúde
21/05/2019 15:30:00

HU inicia campanha na Semana de Doação de Leite Materno


HU inicia campanha na Semana de Doação de Leite Materno
Ilustração

Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), instituição que faz parte da rede Ebserh, realiza atividades na Semana Estadual de Doação de Leite Materno. As ações acontecerão no HU, no dia 21 de maio, das 09 às 14h, e no dia 22 de maio, das 13h30 às 15h30. O encerramento, que ocorrerá no dia 24 de maio, será realizado no Maceió Shopping, das 10h às 15h. Com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade para colaborar com a ação, o Hupaa inicia também a campanha “Doe um frasco de vidro. Salve vidas”.

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hupaa, Rosângela Simões, ressalta que a amamentação é importante para o desenvolvimento saudável da criança e esclarece que a mulher que doa leite evita complicações mamárias, como a mastite, infecção nas mamas. Desmistificando falas do cotidiano, Rosângela Simões diz que a mãe doadora produz mais leite para alimentar o próprio filho. “Não é verdade que a doadora passa a ter menos leite”, frisa.

O Banco de Leite Humano do Hupaa, inserido no padrão de qualidade de referência, necessita, por dia, de uma quantidade de seis litros de leite, para assegurar a alimentação de crianças que estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ou Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital e que não estão mamando nos seios. “Hoje, o Banco de Leite está com o estoque abaixo da necessidade”, declara a coordenadora da unidade. Para fazer a doação, a interessada pode buscar o Hospital ou ter um atendimento domiciliar. Interessadas em doar devem entrar em contato com o HU para receber orientações devidas.

Sobre a campanha “Doe um frasco de vidro. Salve vidas”, o objetivo é que a população doe recipientes para que o leite materno possa ser conservado, que devem ser, preferencialmente, do tamanho daquele em que é armazenado o café solúvel. Rosângela Simões pontua que, para que o leite materno, após ser coletado, possa servir de alimento para as crianças, é necessário que haja um processo de controle de qualidade, que é realizado no HU. O Banco de Leite Humano do Hupaa funciona de segunda a sábado, das 07h às 17h. O contato pode ser feito através do 3202-3945.

Programação

21 de maio de 2019

9h às 13h – Acolhimento dos colaboradores da campanha “Doe um frasco de vidro. Salve Vidas”.
13h – Acolhimento das nutrizes/doadoras.
13h30min – Roda de conversa – “A importância da amamentação: desenvolvimento e saúde”.
14h – Vídeo institucional do Ministério da Saúde sobre a Campanha para Doação de Leite Humano.
22 de maio de 2019

13h 30min – Workshop sobre mitos e verdades sobre a amamentação.
14h – Tutorial – Passo a passo para doação de leite materno (vídeo).
14h15min – Oficina de fantoches sobre a importância da doação do leite materno.
15h – Entrega da Certificação de Doadoras.
15h 30 min- Ensaio fotográfico (promoção da campanha em redes sociais).
24 de maio de 2019

Encerramento

Local: Maceió Shopping

10h às 15h – Divulgação sobre a importância da doação do leite materno.

Fonte: Assessoria 

Tribuna Hoje



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 83
Notícias Agora
Google News