26/04/2024 10:19:28

Saúde
18/05/2019 18:00:00

Anvisa interdita lote de vacina pentavalente produzida por empresa indiana

Após reprovação no teste que analisa cor, odor e embalagem, lote de vacinas da Biologicals E. Limited não será distribuído.


Anvisa interdita lote de vacina pentavalente produzida por empresa indiana
Ilustração

Por meio de resolução publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou um lote de vacinas da empresa indiana "Biologicals E. Limited".

Conforme o texto do Diário Oficial, a vacina é do tipo pentavalente líquida e "obteve resultado insatisfatório no ensaio de aspecto". A empresa é especializada na produção de vacinas de baixo custo.

O "ensaio de aspecto" é a análise do órgão regulador que verifica cor, odor e características da embalagem de um produto.

A vacina pentavalente, como o próprio nome indica, protege o paciente contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactériahaemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Em nota enviada ao G1, o Ministério da Saúde afirmou que "o lote interditado pela Anvisa não foi distribuído, dada a reprovação durante a análise de qualidade realizada pelo Instituto Nacional Controle Qualidade em Saúde (INCQS)".

A nota diz, ainda, que as vacinas da empresa são adquiridas há cinco anos e até o momento não vinham apresentando problemas: "Desde 2014, a pasta adquire o imunobiológico (vacina duplo adulto e pentavalente) da empresa; todas as distribuições realizadas até então são referentes a outros lotes aprovados durante análise de qualidade."

O lote interditado é o de número 220105317B. Procurada pelo G1 nesta sexta-feira, a empresa "Biologicals E. Limited" não se pronunciou até a mais recente atualização desta reportagem.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News