25/04/2024 23:57:20

Cultura
17/05/2019 08:30:00

Com apoio do Governo e do Iphan, Instituto Histórico finaliza restauração

Obra contempla melhorias na acessibilidade, além de adequar os espaços físicos dos edifícios para ampliação do prédio


Com apoio do Governo e do Iphan, Instituto Histórico finaliza restauração
Instituto Histórico de Alagoas

Agência Alagoas

O mais importante acervo relativo à historia sociocultural  de Alagoas tem agora uma casa totalmente estruturada. Por meio de recursos próprios, com apoio do Governo de Alagoas e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPhan), foi apresentada, nesta quarta-feira (15), a segunda etapa da restauração concluída do prédio que abriga o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), localizada no centro de Maceió.

A apresentação foi feita pelo presidente do IHGAL, Jayme de Altavila, e contou com a presença do secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, representando o governador Renan Filho; da presidente do Iphan nacional, Kátia Bogéa; do secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins; do superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio; intelectuais e várias personalidades.

Com investimentos de cerca de R$ 800 mil, a obra contemplou melhorias na acessibilidade, além de adequar os espaços físicos dos edifícios para ampliação do prédio, possibilitando um melhor usufruto pela comunidade dos equipamentos e atividades oferecidas. 

“O Estado de Alagoas é grato pelo trabalho apaixonante do Iphan e do professor Jayme (de Altavila). Por isso que a mensagem do governador Renan Filho é de gratidão por tudo que tem sido feito para preservar a nossa história”, destacou o secretário Fabio Farias, ao acrescentar: “Uma das atribuições que me dá particular prazer no Gabinete Civil é o de cuidar da história para salvaguardar a nossa cultura”, completou Farias, ao relembrar dos eventos que culminaram com as comemorações dos 200 anos de Alagoas, completados recentemente.   

“Toda a história e as raízes de Alagoas estão aqui neste prédio, é um acervo excepcional. A sociedade alagoana e as escolas precisam estar aqui e transformar tudo isso em material didático”, ressaltou a presidente do Iphan nacional, Kátia Bógea.   

Preciosidade nacional

O IHGAL foi fundado em 1869 e era inicialmente conhecido como Instituto Arqueológico e Geográfico Alagoano. Foi o segundo instituto histórico a surgir no Brasil dedicado ao estudo e à pesquisa nos campos da história, da geografia e das ciências sociais. Abriga o mais representativo acervo iconográfico e documental do Estado, além de peças arqueológicas e etnográficas, obra de arte e a Coleção Etnográfica Perseverança e Auxílio, uma preciosidade que conserva aspectos fundamentais da religiosidade de origem de matriz africana, considerada a maior do Brasil.

Ainda sobre a Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros viajantes de Maceió, o prédio serve como ponto de encontro dos comerciantes que resultaram em conquistas ligadas aos direitos trabalhistas. 

Primeira Edição



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News