29/03/2024 11:10:46

Cidades
16/05/2019 18:30:00

Forte de Terra preservado do século 17 será administrado pela prefeitura de Porto Calvo

Cerimônia foi nesta quarta-feira contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra


Forte de Terra preservado do século 17 será administrado pela prefeitura de Porto Calvo
Porto Calvo Forte de Terra

A Prefeitura de Porto Calvo passará a administrar um forte do Período Holandês no Brasil. O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) entregou a administração da riqueza patrimonial ao governo municipal durante uma cerimônia que foi realizada às 15h da tarde desta quarta-feira (15). O Fortim Bass é o único exemplar de fortificação de terra, do século 17, que chegou íntegro aos dias atuais, pois se encontrava soterrado, ressurgindo através de pesquisa arqueológica.

O evento marcado na Ilha do Guedes contará com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra. A presidente nacional do Iphan, Kátia Bógea também confirmou que estará na histórica cidade da região Norte de Alagoas. Autoridades estaduais e municipais também estarão presentes. O prefeito David Pedrosa vai receber as pessoas na Praça do Marco Zero, na Rua do Varadouro.

O ato solene na Ilha do Guedes é um dos mais aguardados dos últimos anos em Alagoas. O forte fica localizado às margens do rio Manguaba. O Iphan também mostrará na solenidade o projeto futuro do Parque de Visitação Arqueológica e de como será feita a exploração turística do local que contará com ponte, mirante e restaurante.

Historiadores, arqueólogos e estudiosos também estão sendo aguardados para o evento em Porto Calvo. O prefeito David Pedrosa vem enfatizando que o governo municipal cuidará com todo o zelo do patrimônio histórico e que o local será um ponto de atração turística.

 
Foto: Assessoria

A restauração do Fortim Bass iniciou no dia 19 de novembro de 2017 e teve a primeira etapa concluída no começo de maio do ano passado com a pesquisa e montagem da estrutura da fortificação. O trabalho foi feito pela Arqueolog Pesquisas. A última fase que inclui a plantação do gramado iniciou em janeiro de 2019 e será concluída agora em maio, sendo entregue ao município nesta quarta-feira (15).

O superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloísio Barreto, informou que após todas as etapas serem concluídas vai reunir Prefeitura de Porto Calvo e Governo do Estado para viabilizar meios para a exploração turística da fortificação do período Holandês no Brasil.

O Fortim Bass

Foto: Assessoria

O Fortim Bass fica localizado na Ilha do Guedes, às margens do Rio Manguaba. De acordo com o Iphan, o reduto é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, no século 17.

No século 17 a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro. Em Porto Calvo, entre 1637 e 1645 , ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.

A revelação do fortim

A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015 durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que ocorreu na cidade de Penedo. O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas. A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Arqueolog Pesquisas.

Foto: Assessoria 

TNH1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News