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Internacional
16/05/2019 10:00:00

Tributo sobre bebidas açucaradas nos EUA reduz consideravelmente as vendas


Tributo sobre bebidas açucaradas nos EUA reduz consideravelmente as vendas
Ilustração

Um imposto criado em 2017 pela cidade americana da Filadélfia sobre bebidas açucaradas e adoçadas reduziu as vendas em 38%, de acordo com um dos primeiros estudos para avaliar os efeitos dos novos tributos.

Entre 2016 e 2017, as vendas médias caíram à metade em volume, segundo este estudo realizado com base em dados de caixas de comércios e publicado nesta terça no Jornal da Academia Americana de Medicina (Jama, na sigla em inglês).

Desde 1º de janeiro de 2017, a Filadélfia cobra tributo de 1,5 centavo por onça líquida - o equivalente a cerca de 50 centavos por litro - sobre todos as bebidas doces ou "light".

As lojas transmitiram o imposto total ou parcialmente para o consumidor, o que levou o preço da garrafa média aumentou em 24 centavos nos mercados e mais de 50 nas lojas.

Os consumidores tentaram compensar o aumento de preço fazendo compras nas lojas de fronteira da Filadélfia, onde houve um aumento nas vendas.

Levando em conta esse efeito, a queda nas vendas é estimada em 38% de um ano para o outro.

Para garantir que a queda seja devida ao imposto, os pesquisadores compararam números da Filadélfia a Baltimore, sem impostos especiais: lá, as vendas permaneceram estáveis.

Os dados confirmam um dos fundamentos teóricos da economia: se o preço de um produto aumenta, as pessoas compram menos.

Os economistas "podem ficar tranquilos sobre sua teoria", garante em tom de brincadeira à AFP Christina Roberto, professora de política de saúde da Universidade da Pensilvânia.

"Tributar as bebidas açucaradas é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o consumo, e acho que esta política de saúde pública é óbvia", declarou quando questionada sobre o assunto.

https://www.afp.com/pt



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