28/03/2024 05:19:35

Alagoas
15/05/2019 09:30:00

Em 4 meses, Detran/AL realiza mais de 16 mil exames práticos para candidatos à categoria 'B'


Em 4 meses, Detran/AL realiza mais de 16 mil exames práticos para candidatos à categoria 'B'
Ilustração

Desde janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) ampliou o número de vagas para os exames práticos dos candidatos à categoria “B” que desejam obter a 1° Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa foi adotada pela nova gestão com o propósito de reduzir o tempo de espera dos alagoanos para realizar o exame de direção veicular, e já trouxe números positivos para os serviços ofertados pela autarquia.

No teste, os examinadores analisam o conhecimento prático dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médicos e psicológicos, e que também já concluíram a carga horária de aulas práticas e teóricas ministradas pelo Centro de Formação de Condutores de sua escolha.

Segundo a base de dados do órgão, desde o início de 2019 até o mês de abril, 16.378 alagoanos fizeram o teste prático de direção. A maioria dos testes foram realizados em fevereiro, quando 4.877 cidadãos passaram pelo exame final para obter a Permissão Para Dirigir (PPD), conhecida como carteira provisória.

Segundo o chefe da banca examinadora, Fábio Monte, a ampliação dos exames no período vespertino proporcionou maior celeridade aos serviços oferecidos pelo órgão de trânsito, tendo em vista a redução no prazo para o agendamento. "Atualmente, passamos de 70 dias para 22 dias. Além disso, o candidato também consegue escolher o melhor horário para o seu exame, então ele pode optar por fazer nas turmas entre 8h e 11h, ou entre as turmas de 13h às 16h", explica.

Para o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, o aumento de vagas partiu da necessidade e preocupação da gestão em otimizar os recursos de atendimento aos cidadãos. "Essa foi mais uma etapa para melhorar o atendimento à população que precisa do órgão de trânsito, e aproximar o cidadão dos nossos serviços", afirma.

Usuários que desejam agendar o exame prático de direção veicular podem  realizar o procedimento de forma online através do link https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/agendamento-de-exames/. O site do Detran/AL ainda conta com diversas informações e agendamentos de serviços relacionados à habilitação, veículos, educação, entre outros.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News