28/03/2024 19:35:01

Maceió
14/05/2019 10:30:00

Ação alerta sobre consequências de acidentes de trânsito


Ação alerta sobre consequências de acidentes de trânsito
Ilustração

Com o objetivo de conscientizar os maceioenses sobre os perigos da condução perigosa e as consequências de acidentes, a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) promove uma ação com usuários de serviços da saúde municipal, vítimas de acidentes de trânsito, na próxima quarta-feira (15), das 8h às 10h, no semáforo próximo à Casa das Carnes, localizado na Avenida Fernandes Lima, no Farol.

 

A ação acontece em alusão ao Maio Amarelo, movimento que tem o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, e vai focar na conscientização de motoristas e pedestres, por meio da experiência de usuários dos serviços de reabilitação, que são cadeirantes ou amputados, vítimas de acidentes de trânsito.

“Nós vamos levar esses pacientes e, na hora que o sinal fechar, eles estarão com cartazes dizendo que são vítimas de acidentes de trânsito, pedindo para que os motoristas tenham consciência para não vitimar outras pessoas, que respeitem a sinalização, que não usem telefone ou ultrapassem em lugar proibido”, explicou Paulo Ricardo, coordenador da área técnica de reabilitação ambulatorial e fisioterapeuta do GAPD.

O lugar escolhido – o semáforo próximo à Casa das Carnes – também já traz um motivo para condutores e pedestres refletirem sobre os danos causados em acidentes de trânsito. Em 2014, no mesmo local, o estudante Fabrício Jorge, de 13 anos, foi atropelado e morreu quando tentava atravessar, na faixa de pedestres, enquanto o sinal estava fechado para veículos.

“Nós da gerência entramos em contato com a família do Fabrício pedindo autorização e perguntando se eles gostariam de participar de alguma forma. O pai do garoto nos enviou uma frase, que será utilizada no evento”, completou Paulo, lembrando que o evento conta com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Outras ações

Ainda em alusão à campanha Maio Amarelo, a GAPD realizará palestras voltadas a usuários e profissionais dos Centros Especializados de Reabilitação (Cers) conveniados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Representantes da Operação Lei Seca e da SMTT ministrarão as palestras em que serão abordadas a legislação, consequências da má conduta e a humanização no trânsito. A ação acontecerá no dia 21, na Pestalozzi, e no dia 23, na Adefal.

Para encerrar as ações da saúde durante a campanha, acontecerá uma caminhada, no dia 26, na Rua Fechada, na orla de Ponta Verde. O evento contará ainda com exposições dos serviços, depoimentos de vítimas, que falarão como aconteceram os acidentes e como foi o processo de reabilitação, além de outras atividades.

Esta ação contará com parceria da operação Lei Seca, SMTT, das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, além dos Centros Especializados de Reabilitação (Cers).

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News