26/06/2019 22:18:07

Maceió
14/05/2019 10:30:00

Ação alerta sobre consequências de acidentes de trânsito


Ação alerta sobre consequências de acidentes de trânsito
Ilustração

Com o objetivo de conscientizar os maceioenses sobre os perigos da condução perigosa e as consequências de acidentes, a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) promove uma ação com usuários de serviços da saúde municipal, vítimas de acidentes de trânsito, na próxima quarta-feira (15), das 8h às 10h, no semáforo próximo à Casa das Carnes, localizado na Avenida Fernandes Lima, no Farol.

 

A ação acontece em alusão ao Maio Amarelo, movimento que tem o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, e vai focar na conscientização de motoristas e pedestres, por meio da experiência de usuários dos serviços de reabilitação, que são cadeirantes ou amputados, vítimas de acidentes de trânsito.

“Nós vamos levar esses pacientes e, na hora que o sinal fechar, eles estarão com cartazes dizendo que são vítimas de acidentes de trânsito, pedindo para que os motoristas tenham consciência para não vitimar outras pessoas, que respeitem a sinalização, que não usem telefone ou ultrapassem em lugar proibido”, explicou Paulo Ricardo, coordenador da área técnica de reabilitação ambulatorial e fisioterapeuta do GAPD.

O lugar escolhido – o semáforo próximo à Casa das Carnes – também já traz um motivo para condutores e pedestres refletirem sobre os danos causados em acidentes de trânsito. Em 2014, no mesmo local, o estudante Fabrício Jorge, de 13 anos, foi atropelado e morreu quando tentava atravessar, na faixa de pedestres, enquanto o sinal estava fechado para veículos.

“Nós da gerência entramos em contato com a família do Fabrício pedindo autorização e perguntando se eles gostariam de participar de alguma forma. O pai do garoto nos enviou uma frase, que será utilizada no evento”, completou Paulo, lembrando que o evento conta com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Outras ações

Ainda em alusão à campanha Maio Amarelo, a GAPD realizará palestras voltadas a usuários e profissionais dos Centros Especializados de Reabilitação (Cers) conveniados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Representantes da Operação Lei Seca e da SMTT ministrarão as palestras em que serão abordadas a legislação, consequências da má conduta e a humanização no trânsito. A ação acontecerá no dia 21, na Pestalozzi, e no dia 23, na Adefal.

Para encerrar as ações da saúde durante a campanha, acontecerá uma caminhada, no dia 26, na Rua Fechada, na orla de Ponta Verde. O evento contará ainda com exposições dos serviços, depoimentos de vítimas, que falarão como aconteceram os acidentes e como foi o processo de reabilitação, além de outras atividades.

Esta ação contará com parceria da operação Lei Seca, SMTT, das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, além dos Centros Especializados de Reabilitação (Cers).

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de 2020 em quem você votaria para Vereador de União dos Palmares?
Total de votos: 1379
Google News