28/03/2024 09:54:57

Cultura
10/05/2019 19:30:00

CULTURA: Japaratinga sediará 1º Festival Literário


CULTURA: Japaratinga sediará 1º Festival Literário
Ilustração

Artistas promovem 1º Festival Literário de Japaratinga (Flijap) que vai realizar diversas atividades literárias na cidade, que fica no litoral Norte de Alagoas, com a organização e apoio da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura. Vários pontos principais da cidade litorânea serão contemplados com a programação. O evento será nos dias 16, 17 e 18 de maio, de 8h às 21h, com abertura no dia 16, às 19h na Câmara dos Vereadores. A inscrição é gratuita e será aberta a todo público.

“A ideia e proposta do evento foram levadas às secretarias com o objetivo de divulgar a literatura alagoana em um evento específico, e logo pensamos em realizar um festival que nunca havia sido realizado na cidade”, conta Cleide Vanderley, escritora e curadora do Flijap.

O evento pioneiro em Japaratinga leva o tema Poesia ao mar, do cordel aos outros ais. De acordo com Cleide Vanderley, a parte “poesia ao mar” faz referência à praia que é uma das mais belas de Alagoas; e “do cordel aos outros ais” porque o cordel tem grande expressividade no nosso estado, mas o evento também vai abranger outros estilos textuais. “É uma alegria espalhar arte e conquistar um público que não tem incentivo à literatura e, ao mesmo tempo, temos uma expectativa com relação à recepção das pessoas que em sua maioria vão ser de moradores da cidade”, destaca Cleide.

O Flijap conta em sua programação com artistas alagoanos, mas também serão divulgadas obras de escritores de outros estados. As instalações vão ser em pontos da cidade como no Mirante da sorveteria, na Casa de cultura, na Praça central, onde será montado o palco principal, sendo uma das apresentações a Poesia itinerante com a Confraria Nós Poetas, e também terá apresentações de filmes; tendas serão erguidas na Praça dos Idosos, na Orla de Japaratinga, onde vai ter poesia no varal; e em frente a prefeitura da cidade.

As atividades vão acontecer de forma paralela, entre elas: declamação de cordéis, contação de histórias, palestras para o público mergulhar no mundo literário e ter incentivo à leitura, lançamento de livros, tarde de autógrafos e concursos de interpretação de contos através de desenho. Vale ressaltar que no evento estarão crianças de escolas públicas da região como participantes.

O 1º Festival Literário de Japaratinga (Flijap) tem como principais homenageados a escritora Arriete Vilela e o cordelista Jorge Calheiros. Durante a solenidade de abertura vai acontecer a coroação dos escritores, e contará com a participação especial do ator alagoano Chico de Assis e do músico Petrúcio Baetto.

Inscrição
As inscrições vão ser abertas a todo público e já podem ser feitas através do link: https://doity.com.br/i-festival-literario-de-japaratinga. Mas, chegando no local, as inscrições também podem ser feitas na hora.
Mais informações através dos números: (82) 3353-5006 (Cleide Vanderley) e 99600-4899 (ascom), e do e-mail: cleidevanderley64@hotmail.com.

Sobre os homenageados
Arriete Vilela nasceu em Marechal Deodoro no dia 10 de março de 1949. É mestre em Literatura Brasileira pela UFPB. Foi professora da Universidade Federal (Ufal), onde atuou na coordenação do Núcleo de Estudos de Literatura Popular de Alagoas e no projeto de pesquisa “A mulher na Literatura Popular Alagoana.”

Jorge Calheiros nasceu em Pilar, no estado de Alagoas em 08 de agosto de 1939. Escreveu grande número de poemas e histórias; recebeu várias premiações por suas obras. É membro da  Academia Alagoana de Literatura de Cordel.

Serviço
O que: 1º Festival Literário de Japaratinga (Flijap)
Onde: na cidade de Japaratinga
Abertura: no dia 16, na Câmara de Vereadores de Japaratinga, às 19h
Quando: nos dias 16, 17 e 18 de maio
Horário dos dias: de 8h às 21h
Inscrição: através do link https://doity.com.br/i-festival-literario-de-japaratinga 
(Assessoria)

A Notícia



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News