28/03/2024 06:43:35

Crise na Venezuela
08/05/2019 11:00:00

Militares só mudarão de lado com 'visão clara' de força de Guaidó, diz general brasileiro ex-adido militar na Venezuela


Militares só mudarão de lado com 'visão clara' de força de Guaidó, diz general brasileiro ex-adido militar na Venezuela
Ilustração

Uma semana depois de o líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, declarar que possuía apoio do Exército para tirar Nicolás Maduro do poder, o governo permanece nas mãos do herdeiro de Hugo Chávez e militares de alta patente não parecem ter, de fato, mudado de lado.

Manifestações e confrontos nas ruas entre opositores do governo e forças de segurança deixaram, desde o dia 30 de abril, mais de 250 feridos e cinco mortos. Para comprovar que mantém o apoio de lideranças do Exército, Maduro visitou, no domingo (5), uma base de treinamento das forças armadas com cerca de 5 mil soldados.

Enquanto isso, Guaidó diz que não vai desistir e garante que há uma parcela cada vez maior de militares entre os que se opõem ao governo.

Mas, na visão do general da reserva Antonio Carlos Barboteu Pinto, que foi adido militar do Brasil na Venezuela por dois anos, os integrantes das Forças Armadas venezuelanas só vão aderir ao movimento de Guaidó se tiverem certeza de que a oposição tem força suficiente para derrubar o governo Maduro.

"Até que se tenha uma visão clara de qual rumo vai ser tomado, o pessoal vai se manter onde está. A definição vai ocorrer quando um dos dois grupos se fortalecer de fato. Por enquanto, está todo mundo inseguro com as opções que estão fazendo", disse.

BBC Brasil



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News