20/04/2024 07:53:02

Política
07/05/2019 15:30:00

Almoço entre Renan Filho e deputados ficou apenas nas amenidades


Almoço entre Renan Filho e deputados ficou apenas nas amenidades
Deputados visitam governador

O almoço oferecido pelo governador Renan Filho, no Palácio dos Palmares, para os deputados estaduais na sexta-feira, 3, foi recheado de “amenidades” – literalmente

Dos 27 deputados estaduais, 24 participaram do encontro. Os deputados saíram juntos e retornaram juntos para a Assembleia Legislativa, acompanhando o presidente da Casa. Muitos só teriam ido, especialmente governistas “insatisfeitos”, porque foram convencidos por Marcelo Victor.

Muito tapinha nas costas, troca de afagos e nada mais. Esse é o resumo da ópera. Na avaliação de um experiente observador político, o encontro serviu mesmo para demonstrar a força de Marcelo Victor (SD). “O presidente da ALE saiu fortalecido mais uma vez”, aponta.

O deputado Bruno Toledo (PROS), de oposição, avalia que “foi tranquilo, sem nenhuma formalidade”.  Ao ser questionado se teria sido só um encontro de “aproximação”, Bruno Toledo disse “que não sei o intuito, mas foi agradável”.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Sílvio Camelo (PV), avalia que o encontro foi sim de aproximação. “Foi um momento positivo. Avalio que todos ficaram à vontade e puderam conversar não só com o governador, mas também com alguns auxiliares, a exemplo do secretário da Casa Civil, Fábio Farias”, aponta.

Apontado como responsável pela grande presença de parlamentares no almoço, o presidente da ALE, Marcelo Victor, não quis comentar: “Prefiro que outros deputados comentem o almoço”, disse ao blog.

Balanço

Para analistas da política alagoana, o “almoço” serviu mesmo para reafirmar a união dos deputados estaduais em torno da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas. Ausente no encontro do agora chamado grupo dos 25, só deputado Léo Loureiro (PP), que estava viajando.

Os deputados Antônio Albuquerque (PTB) e Olavo Calheiros (MDB) que não integrariam o grupo dos 25, não foram ao almoço. Albuquerque, no entanto, está de licença da Assembleia Legislativa.

“Na prática só faltaram dois deputados que estão desalinhados com a Mesa Diretora da ALE. Os demais, demonstraram que estão unidos com Marcelo Victor. Fora disso, o almoço só serviu mesmo para tirar uma foto, semelhante aquela famosa foto tirada pelos deputados antes da eleição da Mesa Diretora. Até a posição das mulheres (deputadas) foi parecida”, diz um assessor parlamentar que acompanhou os “bastidores” do encontro.

O que faltou?

O deputado Davi Maia (DEM), avalia que Renan Filho perdeu a oportunidade de discutir com os deputados temas importantes, a exemplo dos programas sociais e o uso de recursos do Fecoep. Ele também estranhou a ausência do vice-governador Luciano Barbosa (MDB). Mas essa é outra história. 

Jornal de Alagoas Blog do Edvaldo



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News