24/04/2024 05:19:15

Internacional
07/05/2019 09:00:00

Coreia do Norte reduz rações após a pior colheita em 10 anos, diz ONU


Coreia do Norte reduz rações após a pior colheita em 10 anos, diz ONU
Ilustração

A Coreia do Norte reduziu as rações que entrega à população a seu nível mais baixo nesta altura do ano e pode se ver forçada a cortá-las caso não receba ajuda internacional, revelou nesta sexta-feira a ONU.

Cerca de 10,1 milhões de norte-coreanos, 40% da população, sofrem com a escassez de alimentos depois da pior colheita em uma década no país, segundo uma análise da Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos.

Especialistas de ambos organismos da ONU viajaram para a Coreia do Norte em abril e novembro de 2018, quando visitaram cooperativas agrárias, áreas rurais e urbanas e centros de distribuição.

Os delegados observaram que o sistema de distribuição de alimentos governamental, do qual grande parte da população depende, teve que reduzir, desde janeiro, a ração recebida por casa pessoas diariamente a 300 gramas, menos que os 380 no mesmo período do ano anterior.

Muitas famílias ingerem muito poucas proteínas e se alimentam na maior parte do ano de uma dieta baseada em arroz e kimchi, uma preparação fermentada de vegetais.

"Isso é preocupante, porque muitas comunidades já são extremamente vulneráveis, e os futuros cortes às já reduzidas rações de comida poderiam levá-los a uma profunda crise de fome", explicou Nicolas Bidault, codiretor da missão.

"Há preocupações de que, diante da ausência de assistência externa, as rações possam ser cortadas nos meses críticos, entre junho e outubro", alertam os especialistas.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News