28/03/2024 10:20:19

Educação
03/05/2019 11:30:00

Renan Filho empossa gerentes e espera que AL fique entre os dez melhores estados medidos pelo Ideb


Renan Filho empossa gerentes e espera que AL fique entre os dez melhores estados medidos pelo Ideb
Governador e o Secretário de Educação

O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, empossaram os 13 novos gerentes regionais para o biênio 2019/2020. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (2),  no Salão Aqualtune, do Palácio República dos Palmares.

Em entrevista à imprensa, o governador externou seu desejo de ver Alagoas entre os dez melhores estados medidos pelo Ideb. Ao falar sobre a continuidade ao Programa Escola 10, ele destacou o trabalho do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

“Nós estamos aqui no Escola 10 renovando os gerentes regionais. Esse foi um programa muito importante porque estabeleceu méritos entre os diretores escolares de Alagoas para que aquele diretor na escola com melhor Ibeb assumisse a coordenação de sua região. Isso garantiu duas coisas: Primeiro a meritocracia para ascensão na educação no Estado; em segundo lugar garantiu a oxigenação. Já é a terceira turma de gerentes regionais que nós estamos empossando. Foi muito importante porque a primeira já quis fazer um bom trabalho, a segunda quis bater o bom trabalho que a primeira fez e a agora a terceira vem para fazer um trabalho ainda melhor”, frisou.

Os 13 gerentes representam a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em suas respectivas regiões, atuando ainda como ponte entre as redes de ensino (estadual, federal, municipais e particulares). Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos para melhorar a educação da região, bem como executar as propostas lançadas pela Pasta.

"É por isso que a educação de Alagoas teve o melhor Ideb do País, também conquistou na média o maior crescimento entre todos os estados brasileiros. Isto foi simbólico porque nunca tinha acontecido antes, sobretudo porque nós ocupávamos as últimas posições no país. E esse ano vai ter Prova Brasil novamente. Com isso, a gente espera sair das últimas posições 26º, 25º, antes do nosso governo, para entrarmos esse ano já entre os dez melhores estados brasileiros medidos pelo Ideb", assinalou.  

Meritocracia – A seleção tem como base principal a última nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). são convocados gestores de escolas com melhor Ideb, das redes municipais e estaduais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª a 3ª série) em cada microrregião – uma lista com as melhores notas do Ideb é divulgada no Diário Oficial do Estado, com duas ou três escolas concorrendo em cada categoria acima citadas.

Neste processo seletivo, apresentam ainda o currículo, um plano de gestão e, posteriormente, participam de uma discussão do caso e entrevistas com uma banca avaliadora. O método de seleção mostrou-se eficaz e este ano, o governo dá posse à 3ª geração de gerentes regionais por meritocracia. O modelo inspira, atualmente, o Paraná, que estuda sua aplicação.

Formação – Antes de assumir, as novas lideranças regionais passaram por um ciclo de formação, com foco na estrutura organizacional da pasta, processos internos, gestão de pessoas e alta performance pessoal.

O destaque deste biênio fica por conta do empossamento de Heline Mariane Rocha Batista, coordenadora pedagógica da escola com maior Ideb do Brasil. A EscolaMunicipal de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento, de Coruripe, conquistou a nota de 9.9 no Ideb 2017.

Novos gerentes – Confira quem são os gestores que serão empossados e atuarão como gerentes regionais durante o biênio 2019/2020:

1ª Gere: Lidiana Gomes Costa – Escola Estadual Professora Miran Marroquim de Quintella Cavalcante, de Maceió – IDEB 4.2;

2ª Gere: Heline Mariane Rocha Batista – Escola Municipal de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento, de Coruripe – IDEB 9.9/8.1

3ª Gere: Claudean Vitorino Ferro – Escola Estadual Manoel Passos, de Palmeira dos Índios – IDEB 4.4

4ª Gere: Marcello Christiano Carnaúba Lins – Escola Estadual Professor Silvério Lins, de Mar Vermelho – IDEB 3.7

6ª Gere: Maria Marta Tavares da Silva – Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis, de Santana do Ipanema – 4.9

7ª Gere: Maria Simone Bezerra Campos de Alencar – Escola Estadual Dr. Jorge de Lima,

de União dos Palmares – IDEB 5.2

8ª Gere: Maria de Fátima Santos Silva – Escola Estadual do Caboclo, de São José da Tapera – IDEB 3.7

9ª Gere: Maria Cristina do Nascimento Bóia Araújo – Escola Estadual Anália Tenório, de Olho d’Água Grande – IDEB 4.0

10ª Gere: Fabiana Maria da Silva Verçosa – Escola Estadual Professor Sebastião Felisberto de Carvalho, de Barra de Santo Antônio – IDEB 3.3

11ª Gere: Carleane Chagas Santos – Escola Estadual Luiz Bastos, de Canapi – IDEB 3.9

12ª Gere: Sérgio Rocha da Silva – Escola Estadual Tabuleiro do Pinto, de Rio Largo – IDEB 3.9

13ª Gere: Taciana Gomes Ferreira da Silva – Escola Estadual Maria Amália, de Maceió – IDEB 5.3

A 5ª Gerência Regional permanece sob comando da atual gerente, Maria Eliete Barros da Rocha, até a realização de novo processo seletivo tendo em vista a impossibilidade da selecionada atual de assumir a função.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News