25/04/2024 16:15:12

Economia
02/05/2019 12:00:00

Com multa: Atrasados no IR 2019 ainda tem que entregar declaração


Com multa: Atrasados no IR 2019 ainda tem que entregar declaração
Ilustração

Quem perdeu o o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2019, encerrado à meia-noite desta terça-feira (30), vai pagar uma multa. E terá que esperar até depois do feriado do Dia do Trabalho para entregar o documento.

A Receita Federal voltará a aceitar as declarações somente a partir das 8h de quinta-feira (2). Não precisa baixar um novo programa para preenchimento.

Os contribuintes atrasados terão que pagar multa equivalente a 1% ao mês do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo 20% do imposto devido, além de juros proporcionais à taxa Selic.

O programa do IR calcula automaticamente o valor do imposto com a multa, gerando o Darf (documento de arrecadação) para pagamento no banco.

Consequências

Quem é obrigado a apresentar o IR 2019, mas não entregou a declaração, ficará com seu CPF “pendente de regularização”. Essa pendência impede a pessoa de tirar ou renovar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda de imóvel e até abrir conta em banco.

A declaração pode ser entregue até cinco anos após o prazo regular. Esse também é o período que a Receita Federal aceita eventuais retificações do IR. Para fazer ou corrigir declarações de anos anteriores, é preciso instalar no computador o programa de preenchimento específico de cada ano. Os programas estão disponíveis no site da Receita.

Agências



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News