23/04/2024 18:10:35

14/04/2009 00:00:00

Educação


Educação

O resultado do primeiro semestre do Projeto de Cooperação Técnica foi apresentado pela secretária Marcia Valéria, e pela secretária-adjunta, Cícera Pinheiro, na sede do MEC, na quinta-feira, 9.

O secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, durante encontro, em Brasília, com a secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Marcia Valéria Lira, elogiou o desempenho alcançado pelo Projeto de Cooperação Técnica entre a SEE, MEC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), implantado de forma pioneira em Alagoas.

“O MEC quer colocar recursos no Estado para melhorar a situação. E a gente só passa recursos para quem administra bem. Além de receberem recursos, Alagoas será referência. Vamos ampliar para outros estados”, enfatizou.

Para a secretária, a aprovação do projeto pelo MEC é fruto de um trabalho em equipe. “É mais um motivo de muita satisfação do resultado da força de trabalho das pessoas que fazem a secretaria. Fizemos todo esse trabalho de forma muito concreta, em regime de colaboração da União com o estado. E nós não estamos esquecendo do conjunto dos nossos municípios alagoanos; e que se transformou, um ano depois, em caso de sucesso”, completa.

Ao apresentarem o diagnóstico e os produtos do projeto, a secretária Marcia Valéria e a adjunta Cícera Pinheiro, puderam negociar possíveis linhas de financiamento com o MEC, por meio de convênios. O resultado foi considerado tão satisfatório que o MEC está estudando a possibilidade de destinar a Alagoas cerca de R$ 200 milhões para serem investidos na educação. Os investimentos serão financiados provavelmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“O relatório circunstanciado que apresentamos acompanhou um diagnóstico da situação educacional da rede pública de Alagoas e a produção de projetos elaborados nesse período para viabilizar a solução de antigos problemas”, comemorou a secretária.

De acordo com ela, os projetos são o resultado dos quatro eixos de estudos construídos por 300 técnicos da secretaria com a participação de quatro consultores do MEC e do PNUD. Marcia Valéria lembrou que dois dos quatro consultores fixaram residência em Alagoas para dinamizar o projeto.

A próxima etapa será a implementação dos projetos, entre os quais consta a reformulação da estrutura da secretaria, a ser encaminhada por meio de projeto de lei do Executivo à apreciação da Assembléia Legislativa.

Sistematização - O projeto é dividido em cinco eixos de trabalho. Eixo 1, que estuda alternativas para a Política Educacional para o Estado de Alagoas; o Eixo 2, voltado para ações a serem viabilizadas por meio do Regime de Colaboração entre o Estado e o conjunto dos municípios; o Eixo 3, que está focado na Organização da Estrutura e do Funcionamento da SEE de Alagoas; o Eixo 4, que trata da Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação de Alagoas e o recém-criado Eixo 5, que estuda a otimização da Estrutura (Física e de Mobiliário).

E, assim que a equipe chegar a Alagoas, contará com o governo do Estado. “Estamos prontos esperando a equipe. Temos todo um grupo de pessoal, temos todo um material escrito, detalhado, custos levantados, possibilidade de expansão de equipamentos, então a ansiedade do MEC em iniciar imediatamente esse trabalho é nossa também, e ela só faz fortalecer a urgência que nos todos temos de apresentar pra sociedade momentos de realização de tudo isso que foi planejado nesse último ano”, garantiu a secretária.

Fonte: Agência Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News