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14/04/2009 00:00:00

Especiais


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O gerente-executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ronaldo Medeiros, alerta a população sobre ação de “intermediadores” que prometem facilidades junto à Previdência Social. A concessão de benefícios previdenciários - como aposentadorias (por idade, tempo de contribuição, invalidez), auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte, revisão de benefícios, entre outros serviços é feita pelo INSS gratuitamente, sem necessidade de atravessadores.

Segundo o gerente, o INSS é um órgão público que tem a competência legal de prestar informação gratuita e correta dos serviços que estão à disposição do cidadão, além de deter exclusividade na prestação de serviços que envolvem concessão de benefícios previdenciários e ao direito coletivo à Previdência Social.

As Agências da Previdência Social oferece todos os serviços sem necessidade de intermediadores, por meio de canais remotos, como a Central 135 e a internet www.mps.gov.br.O segurado pode esclarecer suas dúvidas através dos operadores do telefone 135, cuja ligação é gratuita partindo de um telefone fixo, inclusive público, e ao custo de uma ligação local, se de um celular.

Atendimento - Na Central 135, além de agendar o atendimento, é possível obter informações sobre os documentos que devem ser apresentados ao INSS e as exigências da legislação para ter direito ao benefício desejado: aposentadoria, pensão ou auxílio, entre outros.

O telefone 135 funciona das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado, e, no domingo, funciona apenas para atendimento eletrônico. O outro meio de comunicação com a Previdência Social é o site www.previdencia.gov.br. Na página da internet, a pessoa também pode agendar seu atendimento numa unidade do INSS, verificar a documentaçãonecessária para cada tipo de benefício, conhecer os critérios para sua concessão, atualizar endereço, simular contagem de tempo de contribuição, fazer inscrição, calcular o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS), inclusive se estiver em atraso, entre outros serviços.

Ouvidoria: O segurado pode fazer denúncia à Ouvidoria da Previdência Social sobre a ação dos intermediários, através do telefone 135, pela internet www.mps.gov.br,por carta para Caixa Postal 09714, CEP 70040-976, ou ainda, diretamente à Gerência Executiva do INSS, na Rua Engº Roberto Gonçalves Menezes, nº 149, antiga Rua da Praia, no Centro de Maceió.

por ACS/INSS/AL

 


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