28/03/2024 17:38:52

Economia
30/04/2019 10:00:00

Confiança da indústria sobe em abril e recupera parte da queda de março

Segundo o relatório da FGV, setor parece em compasso de espera diante dos níveis ainda elevados de incerteza econômica.


Confiança da indústria sobe em abril e recupera parte da queda de março
Ilustração

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) aumentou 0,7 ponto em abril, para 97,9 pontos, recuperando parte da queda de 1,8 ponto do mês anterior. Em médias móveis trimestrais, o indicador diminuiu 0,1 ponto.

A confiança subiu em nove dos 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice da Situação Atual (ISA) aumentou 1,4 ponto, para 98,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) ficou estável em 97,4 pontos.

O indicador que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios teve elevação de 2,7 pontos, para 97,1 pontos, exercendo a principal influência positiva para o resultado do ISA no mês.

Com relação às expectativas, houve alta do indicador que prevê a tendência da produção nos três meses seguintes e queda nos indicadores de emprego (para três meses) e tendência dos negócios (para seis meses).

O indicador que mede a expectativa dos empresários em relação ao volume da produção nos três meses seguintes subiu 3,4 pontos, para 98 pontos; o que mede a tendência do pessoal ocupado da empresa recuou 2,8 pontos, para 94,2 pontos; e o que projeta a evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes caiu 0,6 ponto, para 100,0 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) caiu 0,2 ponto percentual entre março e abril, para 74,5%.

“A discreta alta da confiança industrial em abril, após recuo no mês anterior, resulta da combinação de melhores avaliações em relação ao nível de demanda interna, ainda que o ritmo de atividade do setor continue lento, e de certo ceticismo quanto à possibilidade de uma aceleração expressiva nos próximos meses. O setor parece em compasso de espera face aos níveis ainda elevados de incerteza econômica”, comenta Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas da FGV-Ibre, em comentário no relatório.

A sondagem coletou informações de 1.050 empresas entre os dias 1º e 25 de abril.

G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News