25/04/2024 16:21:26

Educação
29/04/2019 14:00:00

Escola Estadual Rocha Cavalcanti - 91 anos contribuindo com a educação alagoana


Escola Estadual Rocha Cavalcanti - 91 anos contribuindo com a educação alagoana
Escola Estadual Rocha Cavalcante em União dos Palmares

Idealizada e construída no final da década de 20, inaugurada no dia 28 de abril de 1928, sob o nome Grupo Escolar Rocha Cavalcanti, tendo como diretor o Sr. Aprígio de Queiroz Fonseca. 

Em 1931 assumiu a direção a Professora Alice Calheiros Véras, permanecendo na função até 1943.

O brasão utilizado como marca da escola foi criado em 2011, a partir dos traços da fachada do prédio, pelo professor Edson Gomes de Oliveira Filho, tendo sido idealizado pela gestora da época Sueleide Barbosa Duarte.

A escola possui uma estrutura arquitetônica no estilo neoclássico, sendo reconhecida como patrimônio histórico e cultural de Alagoas através do seu tombamento em 23 de maio de 2014. 

Foi a primeira unidade escolar a ser construída no centro urbano da cidade de União dos Palmares. Situada à Rua Correia de Oliveira, uma das mais importantes do ponto de vista histórico da cidade de União dos Palmares. 

Fez história como um Centro de Formação de Professores na região, a priori ofertou Ensino Primário do 1º ao 4º ano, Ensino Médio - Modalidade Normal – 1º ao 4° ano e o Programa de Formação de Docentes em Exercício em Educação Infantil - PROINFANTIL. Atualmente oferta Ensino Médio Integrado, com cursos de Ludoteca e Secretaria Escolar.

Desde sua fundação a escola desenvolve projetos que incentivem o aprendizado como o Clube de leitura “Medeiros Neto” – inaugurado em 06 e setembro de 1944, composto por alunos do 3º e 4º ano primário, onde eram apresentados contos, poesias, fábulas, canções e anedotas e o Clube agrícola “Euclides da Cunha” criado em 05 de abril de 1945 que compreendia a aplicação da agricultura, nos serviços de hortaliças e jardinagem, a preparação de canteiros e o plantio de mudas.Pioneira e referência em educação, acolheu ilustres palmarinos, como Maria Mariá de Castro Sarmento (aluna entre 1931 e 1932), Maria Leal Feitosa (professora entre 1932 e 1947), além do ex-governador do estado Manoel Gomes de Barros, o Desembargador Otavio Leão Praxedes, entre outros.

Quem foi Rocha Cavalcanti 

Coronel Francisco Rocha Cavalcanti
Natural de São Miguel dos Campos, foi Deputado Provincial de Alagoas entre 1880-1881, Senador Estadual entre 1895-1900 e Governador do Estado de Alagoas, como substituto legal em 1917.

Era considerado um legítimo senhor de engenho, fazendeiro de grande projeção na agricultura e na pecuária local. De acordo com o relato de Povina Cavalcanti: “[...] como todo senhor de engenho, o Coronel Chico Rocha, da família Rocha Cavalcanti, impunha distância no trato social. Quando vinha à cidade, num impecável terno de linho H.J., alvejava por todos os lados. Até o chapéu-do-chile, de abas largas, era um desafio de elegância patriarcal”.

Marcelo Fotos



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News