28/03/2024 12:52:07

Especial
17/04/2019 00:00:00

MPE vai fiscalizar compras de pescado doado nos municípios alagoanos

População carente de Alagoas recebe peixes durante período da Semana Santa


MPE vai fiscalizar compras de pescado doado nos municípios alagoanos
Ilustração

distribuição de pescados para a população carente durante a Semana Santa segue firme nos municípios alagoanos, mesmo em período de crise econômica e de risco que a doação seja "confundida" com crime eleitoral, beneficiando gestores que caçam votos para o próximo ano. O Ministério Público Estadual (MPE) está fiscalizando essas compras, realizadas por meio das licitações.

"Temos fiscalizado essas compras por meio das licitações. O problema é saber exatamente se o quantitativo entregue é o mesmo do pago. Estamos aperfeiçoando nossas ferramentas de fiscalização, justamente para evitar desvio de recursos", explicou o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça.

 

A Gazetaweb perguntou se o MPE fiscaliza a relação entre doação de alimentos à população carente dos municípios e crime eleitoral. "O Ministério Público Estadual tem atribuição eleitoral por delegação, daí só quem fala sobre esse ponto específico é o promotor eleitoral. Mas, claro que esse viés deve ser observado", conclui o procurador-geral.

No ano passado, o Ministério Público Estadual (MPE)/AL) chegou a abrir procedimento para investigar a qualidade dos peixes doados por uma prefeitura do Sertão de Alagoas na Semana Santa. A denúncia era de que a empresa escolhida teria entregue alimentos de qualidade inferior aos que foram adquiridos no pregão. 

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) confirmou alguns municípios que vão manter a tradição e distribuir peixes. Em Joaquim Gomes, por exemplo, serão doadas 17 toneladas de pescado, que serão entregues nesta quinta-feira (18). Já Maragogi, na região Norte de Alagoas, doou no início da semana aproximadamente 10 mil quilos e a administração municipal de Teotônio Vilela fará a distribuição nesta quarta-feira (17) de 65 mil quilos de peixe e 25 mil de arroz. 

Em Anadia e Olho D'água Grande também haverá distribuição - serão 10 e 5 toneladas de pescado, respectivamente nos dois municípios, com direito a leite de coco e arroz. O mesmo acontecerá em Água Branca, que vai entregar mais de 6 toneladas de peixes e itens da cesta básica, além de Marechal Deodoro, que já iniciou a doação, e Delmiro Gouveia que irá doar aos sertanejos 5 mil quilos de peixe a mais de 2 mil famílias carentes. Já Cacimbinhas, terra do presidente da AMA, o prefeito Hugo Wanderley (PMDB) fez a entrega nessa terça-feira (16). 

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News