26/04/2024 07:45:05

Comportamento
15/04/2019 17:00:00

Radicalismo político no Brasil está acima da média global, diz estudo

Pesquisa do Instituto Ipsos mostra que 32% dos brasileiros acreditam não valer a pena conversar com pessoas com visões políticas diferentes


Radicalismo político no Brasil está acima da média global, diz estudo
Ilustração

Uma pesquisa do Instituto Ipsos conduzida em 27 países indica que o nível de radicalismo político-partidário no Brasil supera a média internacional. Segundo o instituto, 32% dos brasileiros acreditam não valer a pena conversar com pessoas com visões políticas diferentes das suas. A média global é de 24%. Os dados foram divulgados pelo jornal O Estado de S.Paulo neste domingo 14.

Neste quesito, o Brasil fica atrás apenas de Índia (35%) e África do Sul (33%).

Para 31% dos brasileiros entrevistados, quem pensa politicamente diferente deles não está preocupado de verdade com futuro do país – a média global é 29%. 

Os dados também mostram que 39% dos brasileiros acreditam que pessoas não vão mudar de opinião ainda que evidências contrárias sejam apresentadas. Neste contexto, para 40% dos brasileiros é mais confortável estar junto de pessoas com pensamentos similares. 

Segundo o Instituto Ipsos, 34% dos entrevistados no Brasil concordam com a frase “quem tem visão política diferente de mim não liga para pessoas como eu”.

Ao todo foram realizadas 19,7 mil entrevistas em 27 países, com pessoas entre 16 e 64 anos. 

Fonte Carta Capital



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News