19/04/2024 12:16:05

Especial
12/04/2019 23:00:00

Associação Brasileira de Imprensa condena prisão de Assange: 'ato arbitrário'


Associação Brasileira de Imprensa condena prisão de Assange: 'ato arbitrário'

O jornalista Jesus Chediak, diretor do Departamento de Cultura da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) comentou a prisão do fundador do Wikileaks, Julian Assange, em entrevista à Sputnik Brasil.

De acordo com ele, a prisão de Julian Assange foi um "ato arbitrário" e "de força" que representa o cerceamento da liberdade de informação. 

"A ABI, durante toda a sua história, sempre defendeu a liberdade incondicional, e, claro, principalmente a liberdade de imprensa, a liberdade de informação. Não há condições de haver uma cidadania plena fora do território da liberdade. Não adiantam os projetos conceituais, ideológicos, se você não tem liberdade de refletir sobre a realidade que você vive", afirmou.

"Não há condição de uma sociedade prosperar se ela viver num sistema fechado. Isso foi um ato arbitrário de tirar [o asilo] de Julian Assange. Isso é uma coisa que não podemos concordar. Enquanto instituição, a ABI jamais concordaria com um ato de força, inclusive desrespeitando as leis internacionais", acrescentou. 

O Equador decidiu suspender o asilo diplomático concedido a Assange por "repetida violação das convenções internacionais".

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso nesta quinta-feira (11), após a decisão do presidente do Equador, Lenín Moreno, de retirar o asilo diplomático do ativista. Recentemente, foi divulgado o VÍDEO da detenção de Assange.

https://br.sputniknews.com/



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News